pamonha1

Administração simula processo de fabricação da pamonha

Por weberson dias. En 15/12/17 11:31 .

O curso de Administração da Regional Goiás simulou na manhã desta quinta-feira (15), o sistema simples de produção de uma comida típica goiana: a pamonha. Um total de 16 estudantes, da disciplina “Administração da Produção I”, participaram de uma aula prática no Laboratório de Administração da Produção e Desenvolvimento de Produtos.

De acordo com Juliano Avelar, professor da disciplina, ao reproduzir o sistema de amostragem de produção foi a pamonha, o principal objetivo é simular o sistema de produtos em pequena escala. “Os estudantes estão vendo as dificuldades que existem na prática na realização de qualquer tipo de produto, como analisar a matéria-prima, as dificuldades de obtê-la, a qualidade dela, as realidades da fabricação do produto, o tempo necessário para fabricar o produto, os custos dele e mensurar uma possível margem de receita sobre a venda da pamonha”, afirmou Avelar.

Com o exercício, segundo ele, os universitários poderão visualizar o todo de várias cadeias do segmento produtivo. “Todo o trabalho deve ser apresentado na próxima sexta (22), fazendo a correlação da eficiência técnica e econômica”, ressaltou.

pamonha2pamonha3

Mão na massa

Os estudantes foram divididos em nove grupos que ficaram responsáveis por toda a matéria-prima e mão de obra. Em seguida, descascaram o milho, separaram a palha, selecionaram as melhores espigas, ralaram os milhos de forma manual e industrial, embalaram a pamonha nas palhas de milho e colocaram para cozer. No processo, os estudantes tiveram que anotar o passo a passo. Ao final, as pamonhas foram servidas entre os alunos da turma.

pamonha4pamonha5

Para a estudante Mirele Oliveira, do 8o período, fazer a disciplina foi muito positivo. “O legal do professor Juliano [Avelar] é que ele não passa a teoria, mas leva a gente a ver o que acontece na produção de fato. Produzir pamonha é um processo tão simples e nunca pára para perceber o aprendizado que a gente pode tirar disso tudo. Fazer aqui tá sendo diferente e interessante”, afirmou.

“Uma coisa é a gente ir no mercado comprar o produto final. Outra coisa é a gente, antes de comprar, visualizar como funciona este processo de produção desde a matéria-prima do produtor até o produto final na mesa. Nosso olhar fica diferenciado”, assegurou Tiago Galvão, 6o período.

Fuente: Weberson Dias

Categorías: Noticias