fibra2

Regional Goiás se moderniza e amplia conexões com nova rede de fibra óptica

By weberson dias. On 01/19/18 10:57 .

As melhorias ninfraestrutura de rede de dados propiciará uma alta velocidade de internet entre os três prédios ativos da Regional, favorecendo aplicações avançadas na transmissão da informação.

 

Neste começo de ano, a Regional Goiás da UFG está modernizando e ampliando sua infraestrutura de rede. Estão sendo interligados os prédios ativos da Regional: UAE de Ciências Sociais Aplicadas, Biblioteca Cajuí e UAE de Ciências Humanas, além da instalação de novos equipamentos.

A primeira fase da implantação da rede de fibra ótica entre os prédios já foi concluída, com extensão total de 1km. A próxima etapa é a instalação interna dos equipamentos nas Salas Técnicas das Unidades. O projeto prevê a interligação da UAECSA à Biblioteca Cajuí através de fibra óptica e à Biblioteca à Unidade Santana através de Tecnologia Sem Fio (Rádio). Os investimentos são da ordem de pouco mais de R$ 49 mil.

O Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) da Regional, também efetuou a instalação de um novo servidor de rede com a finalidade de propiciar mais estabilidade, gerar uma maior qualidade na conexão de Internet e facilitar o gerenciamento dos recursos de Tecnologia da Informação (TI).

 

Economia, Rapidez e Segurança

Conforme o coordenador do Cercomp da Regional, Lucas Fagundes, as modernizações ocasionarão mudanças positivas para o público interno e externo da UFG. “A implantação e melhoria da ligação das unidades via fibra ótica e rádio permitirá à Regional Goiás uma redução nos gastos com operadora de telefonia, desligando links de internet atualmente em uso. Será possível disponibilizar o acesso ao Wi-Fi Institucional (eduroam) e rede para visitantes, além de proporcionar facilidade de comunicação entre os prédios da Regional”, explicou.

Source: Weberson Dias

Categories: Noticias