direitod

Estudantes de Direito da Regional são aprovados em mestrados da UFG

Por weberson dias. Em 23/02/18 12:07.

Por meio de dedicação, preparação e muito estudo, cinco estudantes do 10o período do curso de Direito da Regional foram aprovados em dois mestrados da Universidade Federal de Goiás e terão a oportunidade de se qualificarem profissionalmente. As estudantes Roberta Caiado e Débora Duarte foram aprovadas na seleção para mestrado do programa de pós-graduação stricto sensu em Direito Agrário. Ambas colaram grau especial em gabinete na semana anterior. Além das duas, hoje (23) foram também aprovados no programa de pós-graduação stricto sensu em Direitos Humanos os egressos Philipe Tolentino, Guilherme Mendanha e Flávia Ribeiro.

Segundo Roberta Caiado, a graduação foi fundamental na aprovação e um estímulo para seu desenvolvimento. “A Universidade Federal de Goiás contribui em minha formação escolar desde o Ensino Médio. Fui aluna do Colégio Aplicação da UFG (CEPAE) onde tive excelentes professores que foram inspirações e contribuíram fortemente para minhas escolhas acadêmicas. Como o colégio Aplicação está dentro da Universidade, desde cedo pude vivenciar o ambiente acadêmico e usufruir de seus espaços. Toda essa dinâmica voltada para a pesquisa e possibilidades oferecidas pela instituição foram incentivos que me fizeram continuar nesse caminho. Foi nela que aprendi sobre a valorização do ensino público e de qualidade, transitei por diversos espaços de discussões que me ensinaram sobre a coisa pública, sobre os deveres do Estado para com a sociedade, sobre a luta por direitos, sobre viver e respeitar a diversidade. Na graduação em Direito, cursada na Regional Goiás, não foi diferente. E por assim ser, sigo agora para o mestrado. Essa minha trajetória pela UFG por si só já explica tal conquista”, destacou a estudante.

Para o coordenador do curso, Vitor Freitas, esta conquista é resultado de uma grande preparação dos alunos e ensino de alto nível da instituição, propiciados pela iniciação científica, qualificação do corpo docente e organização da Gestão. “A conquista dos estudantes denota um amadurecimento do curso em melhor planejar o seu projeto pedagógico, que documentalmente não está concluído, mas já induziu uma série de práticas pedagógicas e que a gente repensou a melhor maneira de promover ensino jurídico adequado às demandas contemporâneas dentro do nosso contexto educacional, isso implicou, portanto, no repensar do nosso cotidiano em sala de aula e qualificar nosso exercício de um modo não meramente expositivo, mas conteúdos que busquem fazer com que os estudantes reflitam, bem como por meio de metodologias novas”, comemorou com orgulho a conquista obtida pelos seus alunos.

A Regional Goiás felicita e parabeniza os alunos por mais este resultado positivo.

Direito

O curso de Direito, com duração de 10 semestres, é voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências que envolvem a articulação entre distintas formas de saber jurídico, da reflexão teórica às soluções práticas, com ênfase na efetivação de direitos e no aprimoramento dos sistemas de justiça. Na Regional Goiás, foi o primeiro curso implantado e o sexto do país. Já recebeu dois selos “OAB Recomenda”, prêmio que o qualifica como um dos melhores cursos de Direito do Brasil, na avaliação da OAB, e conquistou nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2012. Recentemente, passou pela avaliação do INEP/MEC, sendo qualificado como Muito Bom. Também merece notoriedade as turmas de Direito voltadas para assentados da Reforma Agrária, agricultores familiares e/ou filhos dos trabalhadores rurais, que já está na segunda turma, em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Nesta última, a forma de ingresso é um vestibular específico.

Duração: 5 anos

Implantação: 1990