CAU

CAU/GO e Arquitetura e Urbanismo promovem Aula Magna

Por weberson dias. En 05/03/18 09:39 .

A Aula Magna abordará sobre Patrimônio Histórico.

O curso de Arquitetura e Urbanismo e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) realiza na próxima quarta-feira, dia 14, uma aula magna do curso de Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás da UFG. Com o tema “Patrimônio Histórico”, o evento acontece pela primeira vez, na Cidade de Goiás, no auditório da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (antigo Colégio Santana), no dia 14, às 10h. As vagas são limitadas e as inscrições na Cidade de Goiás já começaram no link http://bit.ly/2I3GYnv.

“Temos assistido nos últimos anos à demolição de parcela significativa do patrimônio arquitetônico em Goiânia e outras partes do Estado”, afirma o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga. “Nos últimos meses, surgiu também a ameaça à edificação do Jóquei Clube, um exemplar importante da arquitetura moderna brasileira. Portanto, é muito relevante chamarmos atenção para o assunto, neste momento, junto aos nossos estudantes de Arquitetura e Urbanismo”, afirmou Braga.

Patrimônio

O palestrante será o arquiteto e urbanista Andrey Schlee, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), professor titular da Universidade de Brasília (UnB) e diretor do Departamento de Patrimônio Material do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do patrimônio cultural brasileiro – e membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Segundo Andrey Schlee, devemos preservar nosso patrimônio por questão de sobrevivência, para reforçar nossa memória e identidade. “Temos que ter consciência do que somos, para refletir criticamente sobre o que o presente nos oferece e construir o que seremos no futuro”, afirma. “Destruir o estoque edificado e substituí-lo por outro, a cada nova geração, significa adotar uma atitude perdulária e irresponsável com o passado e com o planeta. É desconsiderar e descartar a energia, a força de trabalho, a matéria-prima, os materiais e o conhecimento que já foram empregados”, disse Schlee.

CAU

(Com informações do CAU/GO)

Fuente: Weberson Dias

Categorías: eventos