PEP3

Regional Goiás inicia rotinas de integração entre areas administrativas e comunidade acadêmica

Por weberson dias. En 09/03/18 09:39 .

Na oportunidade, cada setor da Regional também fez a exposição das principais demandas e projeções para 2018.

Mapear as conquistas, identificar as expectativas e compartilhar informações sobre a gestão da Regional foram os objetivos do Seminário de apresentação da Gestão 2017-2021 e de Balanço das Ações desenvolvidas no ano de 2017. O evento, aberto ao público em geral, aconteceu no Auditório do Colégio Santanna, na última terça, dia 20. Na mesa de abertura, o diretor da Regional Goiás, professor Renato Francisco dos Santos Paula, expôs a importância histórica de eventos dessa natureza enfatizando que tais eventos são compatíveis com os princípios de democratização da gestão, transparência e participação.

Após a mesa de abertura, o professor Luís Augusto Vieira fez uma análise da conjuntura vivenciada no Brasil. Demonstrou com dados oficiais do governo brasileiro e de organismos internacionais tais como o FMI, Banco Mundial, dentre outros, que, embora haja tendência de crescimento econômico em vários países do mundo, incluindo o Brasil, para esse ano e para os próximos, o governo brasileiro sinaliza com o decréscimo contínuo dos investimentos em áreas fundamentais como a educação e a saúde.

LuisRenato

Apresentações

O Seminário contou com a apresentação do Fórum de Dirigentes da Regional Goiás. Esse Fórum, uma importante inovação da gestão 2017-2021, reúne mensalmente todos os coordenadores gerais e de área da Regional para articular, pactuar e encaminhar as questões administrativas. Segundo o diretor da Regional Goiás e idealizador do Fórum, professor Renato Francisco dos Santos Paula, “a criação desse espaço é de fundamental importância para democratizar a gestão e criar um sentimento de pertencimento entre o conjunto dos servidores e dos docentes que exercem funções de gestão. É uma forma criativa de fazer com que todos participem ativamente da gestão da Universidade”, afirma.

Cada coordenador-geral e de área pôde apresentar à comunidade acadêmica a sua própria área informando desde suas funções e estrutura essenciais até as demandas e desafios para o ano de 2018.

A última apresentação ficou por conta do diretor, professor Renato, que apresentou os dados da gestão orçamentária e financeira da Regional enfatizando os impactos que os vários contingenciamentos tiveram no processo de consolidação da UFG como um todo e na Regional Goiás em particular. “Precisamos estar unidos e sermos bastante criativos para enfrentarmos juntos esse momento de adversidade social, economica e cultural”, finalizou o diretor.

Participação

Professora do curso de Direito, Silvana Beline, fez questão de participar do Seminário e ao final relatou estar muito feliz por ter tido a oportunidade de experienciar um momento tão rico de troca de informações. “Entendo que o Seminário foi extremamente importante por oportunizar à equipe da Direção da Regional dar visibilidade não somente às suas funções, como também aos trabalhos já concluídos e as perspectivas para realizações de novos”, destacou ela. “Lamento que alunos, professores e a comunidade em geral não tenham participado em peso do Seminário. A proposta ressaltou o caráter democrático e transparente com que a Direção tem construído seu trabalho pautado em modelo participativo. Esperamos que nos próximos seminários haja uma maior participação de toda a comunidade acadêmica”, disse.

Quem também avaliou o evento de forma positiva foi a servidora do Centro de Gestão Acadêmica (CGA), Natália Borges. “Por mais que seja uma Regional relativamente pequena, ainda há uma dificuldade de conhecermos os setores que fazem parte desta e suas funções. Com as apresentações, foi possível inteirar-me das atribuições de cada uma destas áreas, seus responsáveis, suas demandas, problemas enfrentados e expectativas para este ano que se iniciou”, observou ela, torcendo para que as melhorias sejam coletivas e não individuais.

Para o estudante Daniel Borges, do curso de Educação do Campo, o evento foi positivo e pode ser melhorado nas suas prõximas edições. “A comunidade acadêmica fez falta, afinal a intenção era responder a demanda que colocamos à Direção”, conclui Borges.

Próximos Passos

O Seminário foi o segundo passo mais significativo da Gestão 2017-2021 (o primeiro foi a criação do Fórum de Dirigentes) com o intuito de democratizar e racionalizar a gestão da Regional. Outro passo importante foi dado nos dias 28 de fevereiro, 01 e 02 de março, quando foi  realizado o Planejamento Estratégico Participativo da Regional Goiás da UFG. Foram convocados a participar do Planejamento todos os membros do Fórum de Dirigentes, os coordenadores de curso, assessores da Regional e convidados os demais membros da comunidade acadêmica: estudantes, professores e técnicos. O Planejamento aconteceu no Hotel Vila Boa, que fica ao lado da UAE de Ciências Sociais Aplicadas.

PEP1PEP2

PEP3PEP4