Microscopio1

Regional Goiás adquire três novos microscópios ópticos

Por weberson dias. Em 18/04/18 17:41.

Os equipamentos amplificam imagens que impressionam estudantes e pesquisadores.

O curso de Educação do Campo está com novos equipamentos no Laboratório de Ciências Naturais, da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH), tornando-se um dos mais avançados da Cidade de Goiás. São três microscópios ópticos e uma balança de precisão, que devem auxiliar os alunos nas disciplinas relacionadas à biologia, química e física. A balança de precisão e dois dos três microscópios foram adquiridos com recursos próprios da Regional. O terceiro microscópio foi doado pela professora do curso, Geovanna Ramos. Além dos novos equipamentos, o Laboratório conta ainda com vidrarias, reagentes químicos e órgãos do corpo humano, confeccionados pelos alunos.

Microscopio2

Professor Vitor Almeida (E) e Carlos Pereira (D) destacam a importância dos microscópios eletrônicos para estudantes e pesquisadores.

De acordo com o professor Carlos Pereira, chefe da Unidade de Ciências Humanas e professor do curso de Educação do Campo, os microscópios nos permitem trazer um universo que não podemos ver a olho nu. “Podemos ver células, fungos, bactérias e insetos muito pequenos. Podemos pegar por exemplo, uma formiga, colocá-la na lâmina e estudar suas características. Pra você ter uma ideia da potência deste microscópio, podemos ver, numa pequena porção, que água e óleo se misturam de forma singular, apesar de a olho nu, percebermos que elas não se juntam”.

Avanço

Para Pereira, estes equipamentos vão permitir uma diversificação das práticas das disciplinas específicas da Educação do Campo. “Nosso curso forma professores, docentes esses que falam de um mundo que não é acessível aos olhos, e quando utilizamos estes equipamentos e aproximamos este mundo aos alunos, temos certeza que este estudante sairá daqui um profissional muito mais preparado para lidar com sala de aula e saber lidar com esse conteúdo específico das ciências da natureza”, afirmou, destacando que está estudada a viabilidade da abertura de um Núcleo Livre na área de microbiologia.

Agendamentos

Os avançados aparelhos já estão disponíveis no laboratório de forma operacional para toda a comunidade acadêmica da Regional Goiás, abrindo novas portas para inúmeras linhas de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento, contribuindo em muito para o desenvolvimento da Ciência. Por conta disso, de acordo com o coordenador do curso, professor Vitor Almeida, o laboratório não pode ficar fechado na academia e é, do mesmo modo, um espaço aberto para outros públicos, como as escolas públicas e demais pesquisadores.

Microscopio3

Professor Vitor Almeida afirma que é importante abrir as portas da universidade para a comunidade

Almeida informou que a demanda surgiu após observar nos estágios supervisionados a necessidade das escolas. Se não compartilhamos este espaço e os novos equipamentos com a comunidade, se não cumprimos com essa obrigação para com o povo, ficamos fechados entre nós mesmos e a universidade peca no seu papel de extensionista, então nós temos esse compromisso de fazer esta abertura para trazer a comunidade para dentro de nossa universidade, porque levamos nossos alunos para fazerem estágios em outras instâncias e esquecemos que a comunidade precisa ser atendida. É uma forma da universidade cumprir com o seu papel”, lembrou o professor.

Para agendar, os interessados devem ligar no telefone (62) 3372-1440 e marcar o horário da visita, que será acompanhada por um responsável.