Ana1

Regional Goiás recebe estudante argentina para o curso de Direito

Por weberson dias. En 20/04/18 10:02 . Actualizado en 20/04/18 10:02 .

Ana Paula Vexelman está no último ano do curso de Direito e foi recebida por duas estudantes do próprio curso da Cidade de Goiás.

Já está na cidade a estudante argentina Ana Paula Vexelman, que cursará o 9o Direito, aqui na Regional Goiás da UFG. A aluna intercambista estuda desde 2013 na Faculdade de Direito, Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Nacional do Nordeste (UNNE), na Argentina. Graças ao programa da Associação das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), ela ficará um semestre letivo na Regional Goiás.

Ana1

Diretor da Regional, Renato de Paula, e equipe recebem a estudante argentina Ana Paula  (blusa listrada ao centro)

Ana Paula foi recebida por duas estudantes também do Direito, através do Programa de Hospedagem de Estrangeiros. Ao receber a notícia, ela lembra, em seu vocabulário, que ficou extasiada. “Uma certa manhã ao acordar, recebi um e-mail, no qual me avisaram que fui selecionada para participar do programa. Fiquei muito feliz, mas fiquei insegura e com medo porque eu não sabia quem ia encontrar aqui, já que é uma cultura completamente diferente da minha, num lugar longe de onde eu moro, mas felizmente foram muito amáveis comigo, em especial Lucas [Felício], professor de Arquitetura, que foi me receber no aeroporto. A partir daí me senti protegida e segura”.

No primeiro dia, a estudante argentina conheceu Goiânia, a Casa do Estudante, no campus Samambaia da UFG e o estilo de vida dos estudantes brasileiros. Ela também analisou a relação Goiânia - Cidade de Goiás. “ Pude observar que é uma cidade mais pequena e não é por ser pequena que é menos bonita que Goiânia. Aqui também as pessoas são muito amáveis e tenho muito a aprender. Acredito que esta experiência será muito boa para mim, para a universidade, que possamos trocar palavras, conhecer mais os estudantes, conhecer nossas culturas que são distintas, aprender idiomas diferentes… Estou muito feliz e que seja uma experiência linda para vocês, pois, será para mim também”, assegurou.

Ana2

Tímida, a estudante Ana Paula grava no celular a própria entrevista

CAI

Quem agilizou, auxiliou e acompanhou todo o processo para recepcionar a estudante foi o coordenador de Assunto Internacionais (CAI) da Regional, Lucas Felício, para quem a chegada da estudante é a consolidação de um projeto internacional de cooperação e mobilidade entre alunos. “Já tivemos vários alunos que saíram da Regional e foram para Portugal, Argentina, Colômbia, mas até então não tínhamos recebido nenhum aluno estrangeiro. A vinda da Ana Paula é como se um ciclo estivesse se consolidando e abrindo portas de diálogo para a regional. Também possibilita a aproximação dos professores da dinâmica da internacionalização do ensino curricular e promover ações que possam integrar com a nova aluna”, afirmou.

Ana3

Para o professor Lucas Felício, a CAI está dando certo na Regional Goiás

Para quem pretende fazer intercâmbio, Felício destacou que é só seguir um processo de preparação e organização. “É possível, não é difícil e os prazos dos editais devem ser obedecidos. Quem tem interesse, basta fazer um cadastro na CAI da Regional, que vai receber no e-mail os editais sempre que abertos. O resto é só torcer e se programem para fazer ganhar o mundo”, finalizou.

Representantes da CAI na Regional

-Professor Me. Lucas Felício Costa – Coord. CAI

Horário de Atendimento: às segundas-feiras e terças-feiras, das 14h às 18h, na Sala dos Professores da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas

-Professora Ma. Camila Gomes Sant’Anna – Gestora de Convênios Internacionais