reunião1

Fórum de Dirigentes discute pautas de interesse da Comunidade Acadêmica

Por weberson dias. Em 25/04/18 16:16.

Na tarde desta segunda-feira, dia 23, aconteceu a primeira reunião do primeiro semestre de 2018 do Fórum de Dirigentes da Regional Goiás, na UAECH. O evento contou com a presença de gestores, estudantes, docentes e trabalhadores terceirizados.

O diretor da Regional Goiás, Renato de Paula, iniciou destacando a importância de se expandir a Regional Goiás a partir da criação de novos cursos, que garantirá a ampliação das vagas disponibilizadas e o ingresso dos estudantes na universidade pública. Durante a reunião, a direção assegurou que vai elaborar um projeto de intervenção na área que fica entre a Biblioteca Cajuí e o Restaurante Universitário (RU). Quanto ao RU, a direção informou que está imbuída em possibilitar acessibilidade às pessoas com deficiência, antes da inauguração.

Orçamento e Acessibilidade

Sobre os recursos orçamentários da Regional, Renato afirmou ainda que houve uma drástica redução do capital (dinheiro investido em bens patrimoniais), e custeio (pagamento de constas diversas para funcionamento da instituição), o que impactou diretamente as contas das unidades. Com o encolhimento financeiro, foi definido que o uso do transporte será apenas para atividades pedagógicas. Uma visão geral da situação, segundo ele, será explanada no Relatório de Planejamento Estratégico da Regional, que em breve todos terão acesso.

O diretor lembrou ainda que a mudança na contratação de servidores terceirizados, que a partir de agora, será via processo seletivo e os candidatos serão avaliados por uma comissão especial. Durante a reunião também, a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, Denise Alves, apresentou que o Seminário de Acessibilidade da Regional deve contar com a presença de Débora Seabra, a primeira professora com síndrome de Down do país, e Cláudia Griboski, diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A docente falou ainda de uma pós-graduação lato sensu que tem como foco educação e acessibilidade e será de forma semipresencial. Disse ainda que em breve será divulgado um edital.

CAI
Na oportunidade também, o professor Lucas Felício, da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da Regional Goiás, deu três recados. O primeiro foi a reabertura do Edital da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM)/Instituto Politécnico de Bragança, que vai até 14 de maio. A palestra de Internacionalização Curricular no Instituto de Física, em Goiânia, foi o segundo comunicado. Para este evento, Felício afirmou que um veículo sairá de Goiás para Goiânia no intuito de levar os estudantes no dia 10 de Maio. Por fim, o coordenador lembrou que em breve será lançado um edital para a América Latina, com vagas para graduando, docentes e, pela primeira vez, para técnicos
administrativos e gestores. O total de vagas são específicos para a Regional Goiás.

Por fim, o professor Renato falou ainda da internacionalização do Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CONEPEC) da Regional Goiás e pediu apoio da CAI para a incursão. Agradeceu aos presentes e deu por finalizada a reunião.

Fonte: Weberson Dias