adm1

Administração da Regional intenta mudar para o período noturno

Por weberson dias. En 09/05/18 16:25 .

A ideia tem como principal objetivo adequar o curso à realidade dos estudantes locais

A Administração da Regional Goiás está ouvindo a comunidade acadêmica na intenção de colocar o curso em funcionamento apenas no período noturno, já que atualmente ele é integral (manhã e tarde). Na manhã de hoje, na sala 97, da UAE de Ciências Sociais Aplicadas, a coordenação do curso reuniu mais de 50 estudantes para apresentar a sugestão de mudança da matriz curricular e do turno da Administração, bem como responder aos questionamentos dos estudantes. Na oportunidade, a coordenadora e professora Hélcia Daniel pediu o apoio dos acadêmicos para a possibilidade de transição e os professores responderam às demais dúvidas da mudança de horário e grade. Ao final, todos os alunos presentes responderam a uma lista, para opinarem se são favoráveis à mudança e, caso não, levantar a demanda para planejamento posterior.

A motivação principal, segundo os próprios professores, é a realidade local de estudantes que precisam trabalhar, o que tem gerado grande evasão no curso. Os professores expuseram também que um grupo de estudantes deixam a cidade de Goiás diariamente para fazer o curso de administração noturno nas cidades de Sanclerlândia (mais de 90km de Goiás) e Itaberaí (mais de 30km). Destacaram também que o curso está em fase de construção e organização. A mudança de turno conta com o apoio do Núcleo Docente Estruturante e a Coordenação de Estágio do curso.

adm1

Planejamento

Se aprovada a transição, as próximas turmas Enem/Sisu de 2019/01, já ingressam no período noturno (provavelmente a partir das 18h30), com uma matriz condensada. Em uma projeção de dois anos, os professores que propuseram a ideia, acreditam no crescimento do número de alunos do curso, possíveis melhorias estruturais e abertura de pós-graduação. Trabalham também para que o curso se torne futuramente uma referência em universidade pública em Goiás.

Quando o curso mudar para o noturno, haverá mais possibilidades para que os estudantes desenvolvam suas atividades durante o dia e aumentem a possibilidade deles ingressarem no mercado de trabalho e realizarem estágio remunerado, compatibilizando o horário que o mercado possibilita (manhã e tarde).

adm2a

Dados

A coordenação de Administração observou que muitos estudantes das turmas, por motivos familiares e de trabalho, não estão conseguindo concluir o curso. Até agora, o curso conta com 87 alunos ativos (inclusos 5 trancamentos), distribuídos em 5 turmas, entre alunos ingressos via Enem/Sisu e transferidos de outras universidades. Desde sua criação em 2013, o curso de Administração já perdeu 119 estudantes e até hoje somente 22 colaram grau. Destes, 15 se formaram na primeira turma, sete na última. Para discentes, o curso já teve 5 seleções, cada uma delas, com 50 vagas. Hoje, se não tivessem ocorrido desistências, o curso contabilizaria com pouco mais de 200 estudantes ativos. No último ingresso, o curso ofertou 50 vagas, 28 foram preenchidas, através de Enem/Sisu e preenchimento de vagas, mas houve três desistências. A porcentagem de preenchimento do curso é por volta de 40%.

Fuente: Weberson Dias

Categorías: Noticias