rafa01

Palestra com trans ativista negra abre oficialmente Mercado de Culturas da UFG

By weberson dias. On 05/11/18 09:18 . Updated at 05/14/18 08:53 .

Texto: Amanda Justo

Na noite de quarta-feira, 09, no auditório da UEG, aconteceu a palestra “Transformando marginalidade em potência”, ministrada pela transsexual, negra, ativista e vocalista da banda “As Bahias e a Cozinha Mineira”, Rafaela Lincoln. A palestra faz parte do Mercado de Culturas, realizado pela Regional Goiás e que em sua 1° edição aborda o tema "diversidade". A próxima atividade do Mercado de Culturas será a Mostra de Vídeos, marcada para o próximo dia 17, às 18h, no Cine Teatro São Joaquim. Na oportunidade será exibido um filme sobre a vida do cartunista .

Durante a palestra, Rafaela destacou que pessoas como ela são muito marginalizadas e na maioria das vezes não conseguem ter acesso à educação, o que leva-os à prostituição, trabalhar com telemarketing ou atuarem no ramo da beleza - alguns destes lugares onde os trabalhadores não precisam ser vistos. “A Universidade é o sonho de diversas pessoas que vivem à margem da sociedade e torná-la mais diversa e mais colorida é o meio mais fácil de transformar marginalidade em potência. A semente que plantamos todos os dias se tornará uma árvore cujos frutos somente a nova geração conseguirá usufruir”, afirmou ela.

“Estamos começando a definir uma política de cultura para a Regional, no intuito de colocá-la na cena de eventos culturais. A consolidação deste projeto trará eventos que durem e que formem público para atrações para ouvir e ver e novos debates”, pontuou o professor Edinardo Lucas, coordenador de Extensão e Cultura da Regional Goiás.

Para a realização do evento, a Regional Goiás foi contemplada pelo Fundo de Cultura e Arte do Governo de Goiás, Seduce e Governo de Goiás; bem como contou com o apoio de instituições parceiras: IFG, UEG e Prefeitura de Goiás.

Confira as fotos do evento: 

Rafaela1

 

Rafaela2

Rafaela3

Rafaela4

Rafaela5

Rafaela6

Rafaela7

(Créditos: Morgana Assunção)

Source: Weberson Dias

Categories: Noticias