pronera1

Regional Goiás recepciona Turma Fidel Castro

By weberson dias. On 05/23/18 10:13 .

A 2a Turma agora passa a morar em alojamentos na UAECH até a segunda quinzena de agosto, quando retornam para suas comunidades.

A Regional Goiás da UFG recepcionou na noite desta terça, 22, os educandos da Turma de Direito Fidel Castro, na área de um dos alojamentos da turma, no prédio da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH).

Estiveram presentes na recepção representando a universidade os professores: Margareth Arbués, vice-Diretora da Regional; Carlos Pereira, chefe da UAECH; Vitor Almeida, coordenador da Educação do Campo; Talita Rampin, coordenadora regional de Pesquisa e Pós-Graduação; Cleuton Freitas e Érika Macedo, coordenadores da Turma; e, Maria Carolina Motta, coordenadora de pesquisa da UAECSA.

O grupo, que faz parte da 2a Turma, iniciou se apresentando com nome e local de origem. A turma que deixou a universidade para cumprir o Tempo Comunidade em dezembro, fica na Regional até o início da segunda quinzena de agosto, quando finaliza o Tempo Universidade. A principal meta, segundo os educandos presentes, é o diálogo permanente com a UFG, no intuito de construir uma universidade popular.

pronera1pronera2

pronera3pronera4

pronera9pronera10

Diálogo

O professor Vitor Almeida, que também é subchefe da Unidade anfitriã, afirmou que a turma reforça o caráter da Regional no quesito Educação Popular. “Estou surpreendido com a maturidade organizacional do grupo”, afirmou várias vezes, se referindo à conquista inspiradora de tais espaços.

Para o professor Carlos Pereira, chefe da Unidade, a chegada da turma às dependências do antigo Colégio Santana representa uma nova dinâmica de convivência e a quebra de muitos paradigmas. “Além de serem referência histórica daqui para frente, vocês têm a responsabilidade de cuidar bem dessa moradia”, lembrou ele.

Ambos não descartaram a possibilidade de embates, empecilhos e dificuldades que surgirem, porém sublinharam a necessidade de permanente diálogo, ao passo que colocou a chefia à disposição dos Núcleos de Base (Nbs) e representante da turma.

Sujeitos

Um dos educandos da turma, Willian Clementino, viu com bons olhos a iniciativa da Universidade ceder o espaço antes destinado às freiras do Santana e deixou claro que são sujeitos de suas próprias histórias. “Assim como a universidade, precisamos nos adaptar a essa nova realidade, já que antes morávamos em casas alugadas. Não somos coitados, somos sujeitos de nossa história e queremos construir um processo pautado na relação de respeito e reciprocidade”, assegurou Clementino. Ele ainda reconheceu o pioneirismo de luta da Turma Evandro Lins e Silva -- a primeira turma de Direito da Regional Goiás voltado para o público de trabalhadores do campo -- e destacou que regras podem ser questionadas e debatidas. “Somos eternamente gratos à Turma Evandro Lins e Silva”, externalizou.

A educanda Rosângela Piovizani lembrou que a turma não quer apenas o diploma, mas resgatou que o projeto é muito mais amplo. “Lamento que tenhamos perdemos muitos companheiros da turma, mas temos a obrigação de dar as mãos já que nosso compromisso são com nossas raízes”, afirmou ela, que é natural de Roraima.

As aulas da turma acontecem no prédio da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA).

Luta

Uma das coordenadoras da turma, professora Erika Macedo, destacou a importância da persistência e teimosia da turma em relação aos estudos. “Quero parabenizar a turma pelo pertencimento e compromisso com as transformações da nossa realidade”, pontuou.

No processo histórico para ocupação daquele espaço, a professora destacou que não houve dificuldades na receptividade à proposta demandada pelos movimentos sociais do campo. “Nosso compromisso é pintar a universidade de povo”, desafiou com brados democráticos.

Ao final foi servido um delicioso caldo de feijão para os presentes, preparados pelas mãos habilidosas de Dejane Alexandre, educanda da Turma.

pronera5pronera6

pronera7pronera8