Quilombinho

Crianças da Escola Asas da Liberdade conhecem a Biblioteca Cajuí

Por weberson dias. En 20/06/18 15:46 .

Na manhã desta quarta-feira, 20, um total de 20 crianças do III Jardim da Escola Asas da Liberdade conheceram as instalações da Biblioteca Cajuí. A visita foi proposta pela professora do curso de Administração da Regional Goiás, Fabiana Itaci de Araújo, cujo filho Josué é um dos alunos da escola.

Acompanharam os estudantes, por parte da escola, o professor Ronaldo Santos e a professora e diretora, Romilda Maria Camargo; pela UFG, a professora Fabiana Itaci e a bibliotecária Esdra Basílio. A visita guiada iniciou com a bibliotecária mostrando a estante de livros para os pequenos no andar superior, verificando o mau uso das obras e conhecendo o projeto “Gelateratura”, de livre-troca de livros. Para descer para o andar de baixo, eles utilizaram o elevador da biblioteca. Foi uma festa!

Quilombinho1Quilombinho2

Quilombinho8

Quilombinho9

Visita

Em seguida, o grupo conheceu a sala didática, brincou no Teatro de Arena e terminou a farra no Cantinho da Leitura Aparecida Fogaça. Lá eles ficaram mais alvoroçados, pegavam os livros, folheavam e ficaram encantados. Foi o caso do pequeno Vitor Hugo Almeida. “Tô achando a visita muito boa. O que mais me chamou a atenção foram os livros coloridos, com muitas histórias e figurinhas”, disse, enquanto folheava o livro “Os Títeres de Porrete e Outras Peças”.

Num dado momento da recepção, a professora Romilda Maria Camargo, colocou os pequenos para sentarem no chão e foi contando as historinhas do livro “Era uma vez...”. Olhares arregalados e ouvidos bem atentos, resumiam a cena.

Quilombinho3

Quilombinho4

Quilombinho5

Quilombinho6

Projeto

De acordo com a professora e diretora, Romilda Maria, a visita faz parte do projeto “Minha Mãe na Escola”, relacionado ao Dia das Mães, em que cada mãe realiza uma atividade com a turma do filho. A proposta de intervenção da professora Fabiana Itaci foi levar os estudantes até a Biblioteca para se ambientarem ao mundo da leitura. “Nós acreditamos que esta visita é muito importante, por se tratar de uma maneira de despertar o prazer pela leitura”, afirmou.

Segundo a professora Fabiana Itaci, o objetivo da visita foi ainda divulgar o espaço que deve ser cada vez mais apropriado pela comunidade. “É um espaço que está aberto a um ano e a comunidade da cidade pode e deve ser frequentar", lembrou, destacando que a atividade, se é importante pra ela, é também para as crianças.

Quilombinho

Espaço

A Bibliotecária Esdra Basílio destacou a importância da comunidade entender que a Biblioteca Cajuí é também um espaço seu. “Este momento da interação das crianças e dos livros é mágico. A Biblioteca da Regional, apesar de ser de caráter universitária, faz o papel de biblioteca pública e comunitária, portanto, pessoas de todas as idades podem utilizar este espaço”, assegurou.

Esdra lembrou ainda que as escolas e/ou qualquer associação da cidade podem visitar a Biblioteca ou realizar suas atividades mediante agendamento. “Basta ligar no telefone da Biblioteca, no (62) 3371-2741, agendar o dia e horário e trazer a turma com o responsável. Temos um grande e interessante acervo infantil”, finalizou, destacando que trata-se de continuação do projeto Biblioteca Habitada, que objetiva incentivar o hábito da leitura.

Escola

Fundada no ano 2000, na Cidade de Goiás (GO), a Escola Infantil Asas de Liberdade, conhecida popularmente como “Quilombinho”, é uma associação sem fins lucrativos, tem como entidade mantenedora a Fundação Italiana ‘Amici del Quilombo’. Com 18 anos de existência, a escola desenvolve um trabalho cultural e educativo, baseado na construção do conhecimento através da experimentação e a proposta curricular se faz através de projetos que fortalecem o processo de formação integral das crianças. Além disso, constantemente os professores da escola participam de intercâmbios na Itália para troca de experiências. Saiba mais: www.asasdeliberdade.com.br.

Fuente: Weberson Dias

Categorías: Noticias