Pronera1f

Docentes e educandos representam Regional Goiás em Brasília (DF)

By weberson dias. On 06/21/18 15:20 .

O Encontro Nacional dos Direitos Humanos dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas  e o Encontro Nacional dos 20 anos da Educação do/no Campo e Pronera tiveram como sede a capital federal.

Cerca de 38 educandos da Turma de Direito Fidel Castro da Regional Goiás participam a partir de hoje, 20, até amanhã, 22, do Encontro Nacional dos Direitos Humanos dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas, em Brasília-DF, realizado na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O Encontro integra também o II Encontro dos Estudantes, Professores(as), Advogados(as) e Dirigentes da Via Campesina e Movimento Sindical da Agricultura Familiar.

Os principais objetivos é compreender os desafios do atual contexto político e criar estratégias de fortalecimento da base da classe trabalhadora para enfrentamento de retrocessos de direitos, sob uma perspectiva popular. A conferência de abertura ficou por conta da trabalhadora rural e dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Pará (MST), Ayala Ferreira.

Acompanhados dos professores e coordenadores docentes da turma, Cleuton Ripol e Erika Macedo, os educandos participaram de reuniões e debates, onde discutiram e avaliaram os direitos dos povos do campo e as novas legislações. “Analisamos também as dificuldades que passam os cursos, como a falta de recursos e junto aos educandos, vamos lutar contra a retirada dos direitos dos povos e da terra”, destacou Ripol.

Pronera1aPronera1b

Pronera1c

Evento

Antes, a Turma Fidel Castro também participou do “Encontro Nacional dos 20 anos da Educação do/no Campo e Pronera”, que aconteceu nos dias 12 a 15 de junho, no campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UNB), com a intenção de mostrar uma avaliação da atual crise vivida no Brasil, acerca da luta de classes que fere os direitos fundamentais dos trabalhadores, sobretudo no que tange à educação. O evento comemorou os 20 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e teve como tema “Educação é direito, não é mercadoria”.

Pronera1d

Pronera1e

Pronera1f

Pronera1g