Santana2

Regional Goiás conquista mais de 70 bolsas para Pibid e Residência Pedagógica

Por weberson dias. Em 25/06/18 08:49.

A aprovação dos projetos representa uma conquista para os proponentes que já acumulam no currículo projetos como o Escola da Terra e o Núcleo de Acessibilidade da Regional.

A Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da Regional Goiás está a cada dia mais focada em fomentar a formação de professores da educação básica. Recentemente, a Unidade conquistou um total considerável de 72 bolsas que beneficiará estudantes das licenciaturas em Educação do Campo e Filosofia, graças às propostas institucionais submetidos pela Regional, em âmbito nacional, à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - proposta ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e ao Programa Residência Pedagógica.

UAECH

As bolsas foram conquistadas através de projetos dos professores Welson Santos e Denise Oliveira, ambos do curso de Educação do Campo. Santos comemorou o resultado e detalhou: “Para o Programa Residência Pedagógica foram concedidas 48 bolsas e para o Pibid foram conquistadas 24 bolsas de iniciação à docência. Além dos estudantes bolsistas, o Pibid também disponibilizou seis vagas para bolsistas voluntários, informados em nossa proposta institucional”, informou ele, acrescentando ainda que os programas disponibilizam bolsas para docentes orientadores.

A próxima etapa será a seleção de alunos licenciandos e professores da rede básica, em andamento, cujo resultado final está previsto para ser publicado no dia 04 de julho. Os contemplados devem receber R$ 400,00 mensais, as bolsas têm validade de até dois anos e as atividades e as bolsas deverão ser implementadas a partir de agosto.

WelsoneDenise

Permanência

As bolsas são uma oportunidade importante para estudante, Lorrayne Alves, de 18 anos, que ingressou no curso no ano passado e já está no 3o período do curso de Educação do Campo. Ela veio e Goiânia para morar com a tia, que estuda o mesmo curso. Ela se inscreveu para concorrer ao edital das mais de 70 bolsas e se mostra confiante quando questionada sobre a possibilidade de conseguir ser contemplada. “A bolsa é importante pois participar de um projeto assim nos integra mais à Educação do Campo e também nos auxilia contribuindo para que permaneçamos no curso, já que emprego no município de Goiás está difícil. Se não fosse minha tia, já teria té desistido. Seria uma ajuda e tanto!”, afirmou.

Programas

Recém-lançado, o Programa de Residência Pedagógica pretende induzir o aperfeiçoamento do estágio, componente obrigatório nos currículos das licenciaturas. Participam do programa alunos que estejam na segunda metade do curso. Os integrantes recebem bolsas para realizar projetos em escolas públicas. Diferentemente do Pibid, na Residência Pedagógica - os futuros professores exercem a regência de classe. O Pibid concede bolsas para alunos da primeira metade do curso de licenciatura desenvolverem projetos em escolas públicas. Os estudantes são orientados por um professor da escola e por um docente de sua IES. Dessa forma, o Pibid promove a iniciação à docência diretamente no ambiente escolar. Em funcionamento desde 2009, o programa foi redesenhado em 2018.

Residência Pedagógica

PIBID