SEI1

UFG dá ‘start’ para Peticionamento Eletrônico aos estudantes

Por weberson dias. Em 13/07/18 09:26.

Antes, para abrir qualquer processo, os estudantes da graduação precisavam se deslocar até a Secretaria Acadêmica do curso ou Centro de Gestão Acadêmica (CGA) e manifestar seu interesse para que os servidores iniciassem as petições. A partir de hoje, sexta-feira, dia 13, essa realidade vai mudar, pois começa a funcionar o peticionamento eletrônico discente. Na prática, agora a UFG permitirá que os estudantes iniciem seus processos diretamente no sistema, de qualquer lugar do mundo. O acesso dos alunos da UFG será via plataforma eletrônica do Sistema Eletrônico de Informação (SEI/UFG), onde 10 processos acadêmicos podem ser iniciados em um clique. Todos eles serão direcionados ao CGA que fará a triagem e enviará o processo aos setores envolvidos.

De acordo com o CGA, os processos anteriores a esta data continuam em tramitação física, até conversão dos autos físicos em digitais. Os novos serão abertos apenas através do peticionamento eletrônico. A disponibilização do novo Peticionamento é mais uma ação do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq) e seus parceiros em prol da modernização administrativa da UFG contribuindo com a melhoria das rotinas de trabalho dos servidores e trazendo maior comodidade aos estudantes. Para o acesso como usuário externo no ambiente de aprendizado é necessário acessar o ambiente de aprendizagem [AQUI]  e cadastrar o e-mail e senha de acesso.

Capacitações

Esta semana, a Regional capacitou especialmente coordenadores de curso, secretários administrativos e secretários de curso de graduação quanto a nova funcionalidade. Está marcada também para a próxima quarta-feira, dia 18, no auditório da UAECH, às 17h, a realização de capacitação sobre o novo sistema para a comunidade acadêmica em geral.

Para auxiliar os estudantes no que diz respeito à digitalização de documentos, a Direção pôs à disposição da comunidade discente dois estagiários: Amanda Justo, da UAECSA, das 14 às 18h, e Milton Neto, da UAECH, das 08 ao meio-dia. A abertura do processo no SEI ficará sob a responsabilidade do próprio estudante.

Qualquer dúvida relativa à documentação do estudante necessária a cada tipo de processo, ele deve acionar o CGA, presencialmente, ou via e-mail: seccionalcgagoias@gmail.com.

Processos

Inicialmente serão disponibilizados os seguintes tipos de processos:

1- Aproveitamento de componentes curriculares;

2- Autorização para cursar disciplina em outra IES;

3- Liberação de pré ou có-requisitos;

4- Recurso contra exclusão (inclusive prorrogação de prazo);

5- Transferência ex-offício – unidade de recebimento Cidarq;

6- Tratamento excepcional (aluna gestante/licença maternidade)

7- Tratamento excepcional aluno ou descendente portador de afecções, infecções e traumatismos;

8- Revisão de nota e/ou frequência em grau de recurso (Conselho Diretor);

9- Segunda chamada de avaliação – recurso ao Conselho Diretor (texto RGCG);

10- Solicitação de extraordinário domínio de conteúdo.