mec

Educação do Campo recebe visita do MEC para reconhecimento do curso

Por weberson dias. Em 29/08/18 09:53.

A Licenciatura em Educação do Campo da Regional Goiás da UFG recebeu no dia 23 de agosto a visita dos professores Márcio Gomes da Silva (IFPB) e Silvio César Silva (PUC-SP), avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC), no intuito de outorgar o reconhecimento do curso. Durante a visita, os avaliadores se reúnem com a gestão (Direção, chefia e coordenador de curso), professores  e estudantes do LEdoC.

A avaliação do MEC é feita com base nos instrumentos do INEP e leva em consideração quatro importantes dimensões que atestam a qualidade do curso: o contexto educacional (plano e projeto pedagógico do curso), a formação docentes (especialmente qualificação e produção), infraestrutura dos prédios (salas, laboratórios, acessibilidade, etc) e requisitos legais (diretrizes do curso e disciplinas obrigatórias).

Mobilização

De acordo com Vitor Almeida, coordenador e professor do curso, bem como vice-chefe da Unidade Especial de Ciências Humanas (UAECH), uma força-tarefa foi montada para receber os avaliadores do MEC. A primeira etapa iniciou com o levantamento e a organização da documentação, na Secretaria do curso e órgãos acionados (Recursos Humanos, Biblioteca Cajuí, Secretaria Executiva, Cograd, etc). Em seguida, procedeu-se à normatização dos Laboratórios e salas de uso docente. “Grande parte dessa documentação já se encontra relativamente organizada, o que reduzirá bastante nosso trabalho durante a visita”, explicou o chefe da Unidade e também professor do curso, Carlos Pereira.

Nota

A nota pretendida por todos os envolvidos é 5, adotada como qualificação excelente. As notas 3 e 4, são bom e muito bom, respectivamente. Já as notas 1 e 2 são insuficiente e suficiente, nesta ordem. “Eu estou muito otimista. Nós temos uma biblioteca de excelência, temos atendido todas as demandas do curso, grande parte dos professores são doutores, os mestres estão em doutoramento, o desempenho e a quantidade dos alunos está acima da média, por ser um curso de licenciatura… por esses motivos, a expectativa é muito boa”, sustentou Pereira.

Faz coro também o coordenador do curso. “Apesar de todas as dificuldades, temos cumprido todas as exigências do curso, desenvolvendo-o de acordo com as necessidades da Região. Estou bem otimista e espero que tiremos uma boa nota”, frisou Almeida.

De acordo com Pereira, o curso tem muitos projetos e pesquisas em andamento. “Não temos dúvidas que a Regional está imbuída na busca pela excelência de seus cursos”, destacou o chefe da UAECH.

Consolidação

Apenas autorizado, por enquanto, o curso de Educação do Campo na Cidade de Goiás está na iminência de completar cinco anos. Após a visita do MEC e seu consequente reconhecimento, a Educação do Campo da Regional passa por um novo estágio: a consolidação. O curso deixará de fazer parte do Programa de Apoio à Formação Superior em Educação do Campo e se tornará um curso institucionalizado, tornando-se integrante do rol de cursos permanentes de licenciatura da UFG/Regional Goiás. “É uma conquista importante, porque a luta para que as 43 LEdoC’s, Licenciaturas em Educação do Campo,  sejam reconhecidas dentro das Universidades que oferecem essa modalidade em todo país é muito intensa e aguerrida. A vinda do MEC é um importante passo para institucionalizarmos efetivamente o curso na Cidade de Goiás”, ressaltou Almeida.

Benefícios

Alguns benefícios já são previsíveis ao curso e à Regional Goiás. O reconhecimento de mais um curso, fortalece a Unidade de Ciências Humanas em seu caráter de formação de professores. “Temos o compromisso com a formação de professores do campo e o reconhecimento traz mais segurança para os alunos ativos e garante o ingressos de mais estudantes no curso. Ter um curso reconhecido como excelente nos mostra que estamos no caminho certo para nos tornarmos uma referência na formação desses professores”, observou Pereira.

Laura Lucinda, que ingressou no curso no primeiro semestre de 2014, vê com bons olhos a visita do MEC. “Vejo o reconhecimento do curso como um ponto positivo para a Unidade, pois será uma forma de atestar todo trabalho desenvolvido até aqui, além de garantir mais visibilidade ao curso, aumentar a motivação dos alunos, professores e técnicos e ampliar a produção que vem sendo realizada. Para nós, estudantes, o reconhecimento representa também a garantia de êxito em nossa carreira acadêmica”, destacou a acadêmica Laura.

LEdoC

Contabilizando quase 100 estudantes ativos atualmente, o curso de Educação do Campo na Regional Goiás tem como foco a formação de professores que trabalham ou residem na zona rural por meio, inicialmente, do Programa de Apoio à Formação Superior em Educação do Campo. O curso é fundamentado na modalidade da Pedagogia da Alternância (com períodos na Universidade e na comunidade) e os alunos do curso participam de visitas técnicas de campo que beneficiam as mais de 20 comunidades campesinas do município. O curso tem duração de 4 anos e foi implantado no ano de 2013 na modalidade de licenciatura.

Fonte: Amanda Justo