26 de Setembro, dia Nacional da pessoa surda

Por weberson dias. En 26/09/18 16:21 . Actualizado en 26/09/18 16:22 .

Hoje, 26 de Setembro comemoramos o dia nacional da pessoa surda, dia para refletirmos sobre a história de luta dessa comunidade pelos direitos sociais, entre estes, a educação.

A data foi oficializada por meio do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do dia é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Vivemos no Brasil e no mundo um processo de inclusão social e educacional que se dá, não só devido ao avanço das políticas públicas, mas, fundamentalmente, como consequência dos novos desenvolvimentos conceituais e teóricos que atestam a capacidade que todos os seres humanos tem de aprender e a potencialidade dos espaços inclusivos para que essa aprendizagem aconteça.

A Regional Goiás ainda não atende a nenhum estudante surdo, entretanto, segundo a prof. Denise de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, isso não deve justificar a falta de investimento, em especial, ações de sensibilização e processos formativos envolvendo toda a comunidade acadêmica, para que a universidade se torne cada dia mais acessível a todos os estudantes, entre estes as pessoas surdas. Lembra ainda, a coordenadora, que a inclusão somente acontece à medida que desenvolvemos a escuta sensível e buscamos compreender e acolher as diferenças humanas.

Fuente: Amanda Justo

Categorías: Noticias