Projeção RU

Regional Goiás trabalhando pela comunidade acadêmica: Restaurante Universitário

Por weberson dias. Em 04/10/18 09:18.

Dia 11 de outubro acontecerá a primeira reunião do GT/R.U.-Goiás

Muitas pessoas vêm se perguntando: o que falta para que o R.U. da UFG/Goiás comece a funcionar? Quais encaminhamentos ainda se fazem necessários? Então, nessa matéria, responderemos estas perguntas e lhe atualizaremos sobre as mais recentes providências.

Finalização da obra

No dia 25 de abril, o diretor da Regional, Prof. Renato de Paula, reuniu-se com o Secretário de Infraestrutura da UFG, o engenheiro Marco Antônio Oliveira e sua equipe, a fim de dar andamento à resolução das demandas de infraestrutura da Regional, dentre elas, o R.U. Na conversa foram elencados os ajustes finais da obra, incluindo àqueles relacionados a acessibilidade do prédio. A conclusão da obra foi interrompida em virtude dos cortes orçamentários promovidos pelo governo federal e a diminuição dos recursos do Programa Nacional de Assistência ao Estudante (PNAES).

Mesmo com essa dificuldade, SEINFRA e direção da Regional Goiás irão planilhar os custos e traçar estratégias de captação de recursos. Além disso, pretende-se elaborar um plano de ocupação da área destinada à UFG que compreende a parte dos fundos do R.U. até a parte dos fundos da Biblioteca Cajuí. Há a intenção de construir-se uma área comum de convivência com a preservação ambiental garantida e que será de uso de toda a comunidade. A direção da Regional vêm articulando a elaboração desse projeto junto não apenas ao SEINFRA, mas também junto a prefeitura de Goiás, ao IPHAN, MP, Câmara de Vereadores e representantes da comunidade acadêmica da UFG-Regional Goiás. “Não temos como prever uma data para entrega definitiva do projeto da área como um todo, pois não temos os recursos suficientes, mas não vamos deixar de trabalhar por causa disto. Estamos tocando a construção coletiva do projeto e com a visibilidade que essa mobilização assumir, será mais fácil chamar a atenção para as nossas necessidades e conseguir os apoios necessários”, afirmou o diretor da Regional.

Grupos de Trabalho

Em agosto deste ano, a direção da Regional tomou outra iniciativa importante. Constituiu o Grupo de Acompanhamento à Assistência Estudantil da Regional Goiás. Esse grupo é coordenado pela assistente social, coordenadora da PRAE-Goiás, Viviane Cristina e conta com membros estudantes de todos os cursos da Regional. A intenção é que os estudantes acompanhem de perto as ações da PRAE e discutam de modo permanente a dinâmica da política de assistência estudantil das universidades federais e seus reflexos na UFG e na Regional. A primeira tarefa desse grupo será a de compor um outro GT, o GT-R.U. que irá construir a proposta de gestão do Restaurante Universitário, dando as diretrizes para elaboração do Edital que servirá de base para a licitação da empresa que executará os serviços no R.U.

Próximos Passos

O GT-R.U. realizará sua primeira reunião no próximo dia 11 na sede do SEINFRA em Goiânia. Representam a Regional Goiás nesse GT, o coordenador-administrativo Lourentino dos Santos, o coordenador geral financeiro Edmar Dantas, a coordenadora da PRAE-Goias Viviane Cristina, o coordenador de Recursos Humanos Rodolfo Veiga e a representante dos estudantes a discente do curso de Serviço Social Geovana, escolhida entre os membros do GT de acompanhamento a assistência estudantil. Participam também a equipe do SEINFRA, os pró-reitores da PRAE e seus assessores, representantes do setor de nutrição da UFG e representantes da Secretaria de Planejamento da UFG.

Gestão

Todas essas propostas fazem parte da plataforma da atual gestão da Regional e vem cumprindo as metas de ampliação e democratização da participação e dos canais de comunicação da Regional.