ABHR

Servidores da Regional participam de Simpósio Internacional de História das Religiões

Por weberson dias. Em 16/10/18 10:34.

Na última semana, entre os dias 11 e 14 de outubro, dois servidores da Regional Goiás estiveram participando do 3º Simpósio Internacional e 16º Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), em Florianópolis (SC), que trouxe como pauta temas como política, religião, diversidade, educação e espaço público.

A professora do curso de Administração da Regional, Jaqueline Talga, coordenou o Grupo de Trabalho (GT) Religiosidades de Matrizes Africanas, no evento, com Luís Tomás Domingos, e na oportunidade, apresentou a comunicação “Legitimidade e diversidade: Reflexões sobre as percepções das religiosidades de matrizes ancestrais africanas no Brasil”, que assina com Vanesca Tomé Paulino. Para a docente, participar de um evento dessa magnitude representa que a Regional está conectada com o que anda acontecendo Brasil e no mundo, na tentativa de fugir de um discurso discriminatório. “O evento é um momento em que vários grupos de estudiosos, religiosos ou não, e pessoas da comunidade discutem as diversidades, a partir de uma perspectiva de cosmovisões distintas, no intuito de gerar conscientização dos sujeitos, pensar práticas humanas e demonstrar os avanços promovidos por estes grupos, para uma sociedade mais justa, igualitária e que valoriza o respeito à diversidade humana, religiosa, sexual, de gênero, tradições e povos distintos, já que a visão religiosa está em todos os lugares e quase todas as pessoas seguem uma religião, uma tradição”, considerou Jaqueline Talga.

Ela também fez o lançamento do livro Tradições da terra: memórias, sonhos e desafios das comunidades quilombolas do norte goiano” (IFG, 2016).

Jaqueline

O técnico administrativo Weberson Dias apresentou a comunicação “Território do sagrado: as representações do corpo e a recriação do mito na Romaria do Bonfim, de Natividade (TO)”, em parceria com sua orientadora do mestrado na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Maria de Fátima Oliveira. “Participar deste evento nos mostra o quanto precisamos discutir com outras áreas e buscar uma mediação para que possamos nos comunicar melhor. Foi também um importante encontro de troca de informações, especialmente de valiosas contribuições para minhas futuras pesquisas”, finalizou Dias.

weberson

Os Anais do Simpósio serão publicados nos próximos dias na plataforma da PLURA – Revista de Estudos de Religião da ABHR. O periódico é B1 em Ciências da Religião e Teologia e B4 em História, Sociologia e Antropologia. Link: https://bit.ly/2hgoOmr

Fonte: Weberson Dias

Categorias: Noticias