Enade2018

A Coordenação de Graduação da Regional Goiás divulga as orientações para o ENADE 2018

Por weberson dias. Em 19/10/18 09:59.

O Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do artigo 5º da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, sendo a regularidade do estudante perante o Exame condição necessária para a conclusão do curso de graduação. A efetiva participação do estudante concluinte habilitado devidamente inscrito pela IES será verificada pelo Inep, mediante presença atestada no local de prova e preenchimento do Questionário do Estudante (QE). O não cumprimento das formalidades de identificação e de registro de presença do estudante no Exame configura situação de irregularidade perante o Enade 2018 e o estudante eliminado do local de aplicação, também estará em situação de irregularidade perante o Enade 2018.

 

DA IMPORTÂNCIA DO ENADE

O Enade tem uma importância fundamental para a avaliação do curso universitário. Por meio do exame, o Ministério da Educação pretende promover a melhoria do ensino no país.

O principal interessado no sucesso do exame, porém, deve ser o próprio estudante. Para o estudante o exame é a oportunidade de demonstrar que adquiriu as qualidades profissionais necessárias ao bom exercício de sua profissão. Isso porque o exame avalia habilidades e competências, e não a mera capacidade de decorar matéria. A prova é interdisciplinar e contextualizada. Permite ao estudante revelar que possui, além de informação, também capacidade de raciocínio, compreensão, síntese e argumentação. Quando a instituição de ensino recebe uma boa nota no Enade, os alunos que nela estudaram são indiretamente beneficiados; mas se a instituição é classificada negativamente no exame, todos aqueles formados por ela podem sofrer as consequências adversas em sua carreira. O estudante ao cursar em uma determinada IES, terá em seu histórico acadêmico o nome da instituição indelevelmente associado, o que poderá refletir de forma positiva ou negativa em sua vida profissional.

O Enade aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

 

DOS CURSOS SELECIONADOS

Os cursos selecionados da Regional Goiás para a edição de 2018 são os de Administração, Direito e Serviço Social. A responsabilidade das inscrições dos estudantes e comunicação aos estudantes são das coordenações de curso.

 

DA COMPOSIÇÃO DA PROVA

A prova do Enade 2018, com duração total de 4 (quatro) horas, será composta por itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de Componente Específico. Quanto ao componente de Formação Geral, a prova terá, 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 08 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já no componente específico de cada área de avaliação,  serão 30(trinta) questões, sendo 03 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos. As respostas da prova objetiva e da prova discursiva deverão ser transcritas com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, nos Cartões-Resposta, que devem ser entregues ao aplicador da sala no término da prova. O não cumprimento desse procedimento impossibilitará a correção da prova.

 

DATA, LOCAL E DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

A prova acontecerá no dia 25/11/2018 sendo que os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o Horário de Brasília, DF. O local de realização da prova será divulgado no Sistema Enade, disponível no endereço <http://enade.inep.gov.br>, sendo de responsabilidade do estudante verificá-lo. No dia da prova é obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização da prova. Consideram-se documentos válidos para a identificação do estudante: Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997; Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal, por força dos arts. 21 e 22 da Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997; Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018; Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe que por lei tenha validade como Documento de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; Identidade Funcional, em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

 

CRONOGRAMA

É de responsabilidade do estudante se atentar para as seguintes datas:

Cadastro dos Estudantes Concluintes: Das 10h do dia 14/08/2018 às23h59 do dia 21/11/2018, horário de Brasília, DF.

Preenchimento do Questionário do Estudante: Das 10h do dia 03/09/2018 às 23h59 do dia 21/11/2018, horário de Brasília, DF.

Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Específico dos Estudantes Concluintes: Das 10h do dia 14/08/2018 às23h59 do dia 03/09/2018, horário de Brasília, DF.

Solicitação de Dispensa de Prova por iniciativa do Estudante: Das 10h do dia 02/01/2019 às 23h59 do dia 31/01/2019, horário de Brasília, DF.

Interposição de Recurso diante das solicitações de Dispensa por iniciativa do Estudante, indeferidas pela IES: Das 10h do dia 04/02/2019 às 23h59 do dia 22/02/2019, horário de Brasília, DF.

 

O Sistema Enade estará disponível no endereço: <http://enade.inep.gov.br>.

Essas orientações estão todas presentes no Edital Abaixo, que obrigatoriamente deverá ser verificado pelo estudante inscrito. Os estudantes inscritos nesta edição do ENADE receberão um e-mail das coordenações de curso.

Dúvidas e esclarecimentos a Coordenação de Graduação, o Centro de Gestão Acadêmica e as Coordenações de Curso estarão à disposição.

 

Fonte: Amanda Justo

Categorias: Noticias