EP 2018

Nesta quarta, 24, Espaço das Profissões 2018 apresenta novidades

Por weberson dias. Em 23/10/18 17:34. Atualizada em 23/10/18 17:54.

Por mais um ano consecutivo, a Regional Goiás realiza nesta quarta, dia 24, das 8 às 18h, o Espaço das Profissões 2018, pela primeira vez nas dependências da UAE de Ciências Humanas (antigo Colégio Santana). Outra novidade deste ano é presença dos membros da Comissão de Heteroidentificação, responsável pela verificação dos candidatos que ingressam por cotas raciais na UFG.

Assim como em 2017, este ano, além dos estandes dos cursos, haverá também presença das equipes do Núcleo de Acessibilidade, Biblioteca Cajuí e a Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária (CCOM). O evento será interinstitucional, e contará ainda com a parceria de uma equipe do Instituto Federal de Goiás, Campus Cidade de Goiás.

Em entrevista à Assessorai de Comunicação da Regional Goiás, nesta terça-feira, dia 23, a professora Carina Folena, coordenadora de Graduação, falou sobre a mobilização dos cursos, a participação dos monitores e a suspensão das aulas.

 

ASCOM - Quem pode participar do evento?

Carina Folena - O evento é aberta à comunidade em geral. Fizemos convites às escolas, especialmente às turmas de 3o ano, que vão prestar o ENEM/SISU, outras Instituições de Ensino Superior da Cidade e nesse ano vamos ter a participação do IFG, preferencialmente voltado para o aluno concluinte do Ensino Médio e que vão prestar o ENEM/SISU, e que podem contemplar algum de nossos cursos pra realizar a inscrição.

Como está a mobilização para o EP 2018?

A mobilização está a pleno vapor. Todos os cursos estão com representantes, temos monitores . Embora a organização tenha sido corrida, conseguimos tirar o evento do papel. Não teremos uma expressividade grande de convidados como antes, inclusive fora do meio escolar, mas faremos a primeira vez na Unidade de Ciências Humanas e teremos a possibilidade de mostrar um outro espaço e ter outro tipo de dinâmica, mais comunitária e intimista.

Convidaram as escolas da região? Houve um convite extensivo à rede pública das escolas da região, especialmente da Cidade de Goiás. Temos algumas escolas confirmadas para permanência no evento.

Haverá aulas nesse dia? No dia do Espaço das Profissões encerramos todas as atividades acadêmicas, inclusive está previsto no calendário acadêmico. Aproveito a oportunidade aos professores que de fato respeitem a data, transfiram as suas atividades acadêmicas para outras ocasiões, de modo que nossos alunos possam participar integralmente do evento e se valer dele.

Além das salas dos cursos, haverá sala para quais setores? Além dos tradicionais estandes dos cursos, haverá dinâmicas com os alunos no Núcleo de Acessibilidade e pela primeira vez contaremos com a presença da Comissão Heteroidentificação. Trata dos processos de declaração, autodeclaração, trâmite do SISU… Será um excelente momento para poder instruir os alunos, mostrar as possibilidades e os trabalhos da Comissão. Será um momento importante já que muitos alunos pleiteiam as cotas e acabam sendo frustrados por conta dos critérios, informações essenciais no processo de ingresso na Universidade pública hoje. Também, pela primeira vez, teremos um estande da Biblioteca Cajuí, para divulgar a Semana Nacional do Livro. Haverá ainda um estande da CCOM, que vai mostrar um pouco das possibilidades de assistência estudantil, como bolsas de estudo, RU e toda infraestrutura de assistência social que dispomos aqui.

Como será a participação do IFG? O IFG é um grande parceiro, embora tenhamos convidado a UEG e por uma questão no feriado, esta última instituição não participará. Pensamos em fazer uma edição tríplice. O IFG deve também publicizar seus cursos e sinalizou ainda a ideia de fazer uma cobertura para transmissão no programa de rádio na quinta, dia 25.

Qual a programação do evento? Iremos fazer um circuito. Começaremos com acolhida e uma fala institucional. Depois, os alunos são conduzidos para os estandes dos cursos. São menos atrações e mais tempo para se dedicar a elas. Em seguida, o grupo passa no Núcleo de Acessiblidade, visitar o estande da Biblioteca Cajuí, CCOM e Comissão de Heteroidentificação. Todos podem desfrutar do espaço e que não se apressem. dois turnos de visita, pela manhã e à tarde. No final do evento, haverá uma grande confraternização. Uma pizzada está prevista após as 18h, organizada pelo curso de Arquitetura. O convite está aberto para todo mundo.

Quais os coordenadores de sala de cada curso? Cada curso tem um representante. Na administração temos o professor Iram; na Arquitetura, os professores Artur e Isadora; no Direito os professores Andreia e Heitor; no Ledoc, prof. Hélio e prof. Vitor; na Filosofia, professor José Gonzalo; e, no Serviço Social, professoras Maria, Neemy, Tereza e Mirian. Há ainda os representantes do Núcleo de Acessibilidade, Denise; Heteroidentificação, TAES Camila e Murilo; biblioteca Cajuí, Esdra; e CCOM, Viviane. O evento geral está sendo coordenado por mim, com auxílio de dezena de monitores.

Quais as orientações para os monitores? Se atentem aos horários! Para os monitores serão quatro turnos. O primeiro inicia hoje a noite, às 22h, com as turmas de desmontagem das salas e montagem dos estandes. O segundo tem início nesta quarta, às 8h da manhã e vai até meio-dia. O terceiro inicia às 14 e sai as 18h. Há ainda a turma noturna, que ingressa a partir das 18h, para desmontagem dos estandes e remontagm das aulas. Como das outras vezes, teremos uma sala de apoio para a Comissão Organizadora. Ao ingressar no evento, o monitor deve assinar a lista de presença. Como incentivo à participação e como forma de gratidão pelo empenho dos alunos, dobramos as horas computadas.

Gostaria de acrescentar algo?

Convido a toda a comunidade acadêmica da Regional Goiás, para que venham ao Espaço das Profissões. Mostraremos o trabalho desenvolvido na UFG, para além do que é realizado em sala de aula. Queremos que a sociedade se sinta pertencente e representada neste espaço. Venham prestigiar!

Fonte: Weberson Dias

Categorias: eventos