3D_1

Regional Goiás faz parte do Projeto Ipê

Por weberson dias. Em 01/11/18 16:25. Atualizada em 01/11/18 16:27.

A Regional Goiás compõe o grupo de unidades da UFG que fará parte do Projeto Ipê, parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG. O projeto prevê a implantação de sete Laboratórios de Prototipagem no Estado de Goiás. De acordo com o planejamento, a Cidade de Goiás terá o laboratório IPÊ Unidade V, trazendo mais infraestrutura para a todos os cursos da Regional Goiás, além da sua abertura a comunidade em geral.

De acordo com o professor Pedro Henrique Gonçalves, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que está acompanhando as etapas do processo, o projeto prevê a aquisição de equipamentos como impressoras 3D, câmeras fotográficas de 360 graus, máquina de corte a laser, maquinaria de oficina e plotter de grande tamanho. “O projeto está indo ao encontro à estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação englobando todas as áreas do conhecimento e aproximando as novas tecnologias às áreas de humanas e ciências sociais aplicadas”, analisou Gonçalves.

 

Previsão

Após ser concluído, o Laboratório será capaz de elaborar protótipos de produtos, incentivar novas pesquisas e parcerias externas a universidade, contribuir para futuros programas de pós-graduação, além de promover iniciativas inovadoras e criativas. “Ainda não há previsão de abertura na Regional Goiás, porém há a previsão de que os primeiros equipamentos da Unidade V comecem a ser comprados em novembro”, adiantou o docente, destacando que o projeto será um ganho para a Regional Goiás e para a comunidade vilaboense. “Será uma oportunidade de poder utilizar essa tecnologia, encontrada só em grandes centros urbanos. Tenho certeza que isso melhorará a qualidade dos cursos ofertados em nossa regional”, frisou Gonçalves.

Para a implantação do projeto, ainda em andamento, serão necessários instrumentos diversos, voltados para apoiar processos de fabricação, permitindo a elaboração de peças, modelos e protótipos, num ambiente promotor da inovação e acessível à comunidade acadêmica, empresas, futuros empreendedores e a comunidade em geral. Na Regional, o laboratório terá um coordenador local, designado pelo diretor, e uma equipe técnica responsável. O projeto prevê que o espaço tenha horários abertos ao público e sua utilização será mediante agendamento.

3D

Projeto

O Projeto Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IPÊ) tem como objetivo a criação, implantação e operação de uma rede de laboratórios abertos de prototipagem no Estado de Goiás, no intuito de incentivar ideias empreendedoras e apoiar iniciativas inovadoras no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. O projeto se estende até 2023 e conta com a colaboração do Sebrae e com o apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa (Funape).

 

Fonte: Weberson Dias

Categorias: Noticias