FF1

Estudante quilombola da Regional participam de encontro nacional

Por weberson dias. Em 16/11/18 09:30. Atualizada em 16/11/18 09:30.

A estudante Fernanda Farias, do curso de Educação do Campo da Regional goiás, seguiu para Cavalcante, terra dos povos Kalunga. Ela participa do I Encontro Nacional dos Estudantes Quilombolas (ENEQ) e 3º Encontro de Troca de Saberes dos Estudantes Quilombolas da Universidade Federal de Goiás, que acontecem de hoje, 16, até segunda, 19 de novembro.

FF

Com o tema “Estudantes Quilombolas na Trincheira de Luta: Permanência e (R)existência”, o evento traz como palestrantes a primeira quilombola doutora do Brasil, Edimara Soares; a ex-presidente da Sociedade de Promoção dos Direitos Humanos (SPDH), Jacqueline Costa; e Antônio dos Santos (Nêgo Bispo), militante do Movimento Social Quilombola.

Encontro

O ENEQ busca articular a luta no fortalecimento das causas Quilombolas no âmbito do amplo acesso aos seus direitos; garantias das demarcações territoriais, igualdade de gênero, acesso aos serviços de saúde e sobretudo melhorias na assistência estudantil quilombola nas universidades públicas. Defendemos ainda uma universidade pública, estatal, gratuita e socialmente referenciada que atenda as demandas das populações pobres, indígenas, negra e negra quilombola, ampliando assim o diálogo entre comunidade e universidade a fim de que não haja muros que impeçam nossas trocas de saberes.

FF1

A escolha do Sítio Histórico do Patrimônio Cultural Kalunga foi estratégico para pensar as lutas a partir do Terreiro, do Território e do Quilombo, nas perspectivas intelectuais além dos muros da Universidade. O maior Território Quilombola do Brasil, o povo Kalunga carrega em sua história uma grande marca de resistência e até hoje preserva seus costumes ancestrais.

Mais informações no sites:

Fonte: Weberson Dias