ciar

LEdoC lança e-book sobre ciências da natureza e formação docente

Por weberson dias. En 03/12/18 15:05 .

Um grupo de professores do curso de Educação do Campo da Regional Goiás lançou este mês, pela Gráfica UFG, uma coletânea de livros na área de ciências da natureza e formação docente. O material está em formato de e-book e foi elaborado em parceria com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede, o CIAR da UFG. Os livros contam com a coordenação e organização do professor do curso, Rodrigo da Silva Santos, e contém dois módulos: “Educação, Tecnologias e Agroecologia” e “Genômica e Bioinformática”, ambos com navegação interativa. O primeiro módulo está subdividido em duas partes: “Processos educativos e produção do conhecimento nas ciências da natureza” e “Instrumentação para o ensino de ciências: Protocolos Metodológicos”. O segundo módulo está assim dividido: “Tópicos em biologia: fatores genéticos e biodiversidade” e “Instrumentação para o ensino de ciências: Protocolos Metodológicos”.

Os artigos são assinados por professores, alunos e egressos do curso, bem como pesquisadores de outras instituições. É o caso de Higor Júnior de Oliveira, egresso do curso, e que assina três artigos no primeiro módulo. Para o educador, as publicações em parceria com professores doutores contribuem para a confiabilidade da escrita acadêmica e faz com que ele perceba, como pesquisador, o grau de relevância dos assuntos abordados nos artigos. “Não é a primeira vez que publico artigos. Já venho há alguns anos publicando artigos, capítulos de livros, periódicos, entre outros. Para mim, enquanto estudante, as publicações são um diferencial, pois elas me levam a acreditar na Educação. O Ledoc forma professores e professores são pesquisadores de sua própria prática. Sem pesquisa não há ensino”, destacou Oliveira.

h1

Em entrevista À ASCOM, o professor Rodrigo Santos destacou a importância da coletânea e afirmou que além de ser uma forma de divulgação científica, popularização da ciência e de suporte para professores da rede pública de ensino básico, e principalmente, uma prestação de contas dos recursos investidos pela sociedade em forma de impostos. “Nós, docentes da LEdoC e formadores de professores cientistas para o campo, entendemos hoje, que tornar a ciência acessível à população é uma necessidade real e de ordem pública, uma vez que se a ciência trabalha a favor da população, nada mais justo do que tornar conhecido os seus avanços, perspectivas, e até mesmo tornar acessível a participação democrática dessa mesma população, nos novos rumos tomados pela ciência”, afirmou ele, acrescentando que muitos não entendem o que é ciência ou a veem de forma teórica e distante do cotidiano. “Nossas políticas públicas não motivam em nada a participação da sociedade nesse debate sobre ciência, onde cria-se uma verdadeira lacuna entre a sociedade e o conhecimento científico, tornando-o como algo inacessível”, justificou o docente.

rodrigo

Explicou ainda como foi estabelecida a parceria com o CIAR, embora o projeto seja de um curso presencial e que fugia da linha de atuação do CIAR, que é a educação à distância. De acordo com Santos, o apelo e importância social referente ao público, aliado a qualidade da proposta, fez com que o projeto do Ledoc fosse, de cara, aprovado e abraçado pela equipe. “Gostaria de fazer um agradecimento especial a professora Marília de Goyaz, atual diretora e coordenadora UAB da UFG; professora Ana Bandeira, coordenadora da equipe de produção (Material Impresso e Audiovisual) e ao Leandro Luiz de Abreu Pimentel, ilustrador e designer gráfico do CIAR, responsável por toda editoração, programação visual e ilustração do nosso trabalho. Fica a gratidão em nome de toda a nossa Regional Goiás para esse equipe, extremamente profissional”, finalizou o professor Rodrigo Santos.

Confira o material no link: https://producao.ciar.ufg.br/ebooks/educacao-do-campo/index.html.

Fuente: Weberson Dias

Categorías: Noticias