Regional Premio Consuni

Consuni reconhece destaques da Regional Goiás

By weberson dias. On 12/19/18 15:23 . Updated at 12/21/18 19:10 .

Rodrigo da Silva Santos, Silvana Beline Tavares e Pedro Henrique Gonçalves ganham reconhecimento no Conselho Universitário

Três docentes da Regional Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG) obtém reconhecimento junto ao Conselho Universitário (Consuni). Tais profissionais reconhecidos pelo Conselho obtiveram premiações com destaque dentro e fora da UFG. Entre eles estão Rodrigo da Silva Santos, Silvana Beline Tavares e Pedro Henrique Gonçalves.

Desmistificar e popularizar a ciência

Rodrigo da Silva Santos é docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Ficou classificado em 4º lugar no Prêmio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Regional Goiás (SBPC-GO) de Popularização da Ciência na categoria Ciências Exatas e da Terra. Rodrigo foi orientador do trabalho de Mariana Fagundes Bento e Angela Adamski da Silva Reis, cujo título é Oncogenética Veterinária: Descrição de Marcadores Moleculares como Fator Prognóstico para o Câncer de Mama Canino. Esta é a terceira vez que o professor é premiado na SBPC-GO. "O que me faz gostar desse prêmio, é exatamente seu caráter científico e social", afirma Santos. "Desmistificar e popularizar a ciência é fundamental (...). E é aí que entra a importância do prêmio SBPC de popularização científica e o impacto direto na nossa regional, uma vez que formamos por semestre vários cientistas no curso LEdoC [Licenciatura em Educação do Campo]", completa o professor.

Direito e relações de gênero

A Professora Silvana Beline Tavares, docente do curso de Direito tem reconhecimento do seu trabalho com seis premiações: Prêmio João Bennio de Melhor filme goiano no 20° Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica); Melhor fotografia na Mostra ABD Cine Goiás 2018; Melhor Som na Mostra ABD Cine Goiás 2018; Prêmio Martins Muniz – Melhor Documentário Bronze Festival Curta Canedo 2018; Prêmio Eudaldo Guimarães Melhor filme Goiano Ouro Festival Curta Canedo 2018; Menção honrosa pelo IV Pirenópolis. Segundo Beline, o cinema tem sido seu objeto de estudo como um "novo horizonte interdisciplinar que dialoga com Direito e Relações de gênero". Silvana Beline é autora do documentário Diriti de Bdè Burè, que lhe ocasionou as premiações.

Inserção da tecnologia e da inovação na formação

Pedro Henrique Gonçalves, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e Coordenador de Pesquisa da Regional Goiás da UFG, foi premiado na 22ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, por meio do seu trabalho Automatização do fluxo de informações dentro do processo BIM: Avaliação térmica, acústica e o custo das decisões. "Hoje há uma demanda crescente no Brasil de inserção da tecnologia e inovação em todas as grandes áreas acadêmicas (...). Outro grande desafio gerado por essa nova demanda é como capacitar os estudantes para a nova revolução industrial que vivemos hoje".

O Professor Pedro acredita que a premiação traz impactos positivos para a Regional Goiás. "Eu entendo que os principais impactos são: a divulgação da nossa regional, a demonstração da possibilidade de desenvolver pesquisas de cunho tecnológico e inovador com baixo custo e o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas aqui", afirma o docente. "Acredito que há uma necessidade de divulgação da importância das pesquisas na Regional Goiás, motivar tanto dos docentes como os discentes no desenvolvimento das mesmas. Entendendo que quase 90% da ciência nacional é desenvolvida nas universidades públicas, sendo importantíssimo defender e ampliar esta ação universitária em relação ao momento político econômico brasileiro", completa Gonçalves.

consuni premio

Source: Arthur Maresca