Foto Goiás Weberson2

Estude na Regional Goiás da UFG

Por weberson dias. En 10/01/19 19:08 . Actualizado en 02/04/19 04:09 .

estude intro3

A Regional Goiás é um dos importantes braços da Universidade Federal de Goiás na região Noroeste do Estado homônimo. Está localizada na Cidade de Goiás, antes batizada de Arraial de Sant'Ana e Vila Boa de Goiás e, conhecida, embora à revelia dos moradores locais, como “Goiás Velho” em muitas partes do país. É o único município do Estado que ostenta desde 2001 o título concedido pela Unesco de Patrimônio Mundial Cultural.

Foi nessa cidade, historicamente, onde se plantou a primeira semente do que hoje se tornou a UFG. Quando capital do Estado de Goiás, a antiga Vila Boa inaugurou em 1898 o sexto curso de Direito do país, e, posteriormente, a Escola de Farmácia e Odontologia, na década de 1920.

Estude cursos2

Atualmente, a Regional conta com sete cursos de graduação, assim distribuídos:

¹ O curso de Direito possui uma Turma voltada para beneficiário da Reforma Agrária e Agricultores Familiares. A Regional já está em sua segunda turma, que segue a Pedagogia da Alternância e a forma de ingresso é via vestibular específico.

² O curso segue a Pedagogia da Alternância e seu ingresso é via vestibular. Os demais são via Enem/Sisu.

Parte de nossos cursos, como Administração, Direito, Educação do Campo e Serviço Social, foi avaliada e reconhecida pelo MEC/Inep com nota 4, conceito que faz com que o Ministério os considere como "muito bons", confirmando a importância da Regional para o desenvolvimento da Região e o compromisso social com ensino, pesquisa e extensão. Estão na iminência de receber a visita do MEC os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia, bem como o de Arquitetura e Urbanismo.

A estrutura de pessoal da Regional Goiás está assim disposta:

estude infográfico2 cursos

estude vida

A vida universitária de Goiás é muito movimentada.

A Cidade de Goiás contabiliza três instituições públicas de ensino superior: o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Pelos becos de Goiás, estudantes de toda parte do Brasil se encontram e trocam experiências válidas que ultrapassam a sala de aula e se tornam conhecimento para a vida toda.

Para atendê-los, a Regional Goiás da UFG possui alguns espaços abertos ao público em geral e outros que serão abertos em breve.

Estude infográfico2 vida

A Sala de Estudos 24 horas está localizada na Biblioteca Cajuí.

Nossas graduações funcionam em duas Unidades Acadêmicas Especiais, sendo elas a de Ciências Humanas, sediada no prédio do histórico Colégio Sant'Ana, e a de Ciências Sociais Aplicadas, localizada no Bairro Areião.

Entre nossas programações culturais estão o "Mercado de Culturas" e o "Palco UFG", ações que visam dar visibilidade às discussões em alta e à cultura goiana e nacional.

estude goias

Sabe aquelas cidadelas coloniais que você costuma ver nos filmes e nas novelas? Esse é o cenário que vemos no Centro Histórico da Cidade de Goiás - conjunto arquitetônico tombado desde 1978 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O encanto de Goiás está exatamente nas pessoas, nas paisagens naturais, na arquitetura que mescla o colonial e o moderno, e na gastronomia marcada pelo pequi, pelo empadão goiano e pelo pastelinho.

O cenário cultural e artístico de Goiás é bastante interessante: terra da escritora Cora Coralina e de Hugo de Carvalho, de museus, de um cine-teatro, de grupos de dança e de eventos culturais que dão o tom e cores à cidade. Ela sedia eventos tradicionais como o carnaval, a Procissão do Fogaréu na Semana Santa e o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).

A Cidade de Goiás é ladeada pela Serra Dourada, na microrregião do Rio Vermelho, ainda carente de políticas públicas efetivas e de pesquisas de toda ordem.

estude infográfico2 goiás

Essa é apenas uma parte da história.

Venha conosco que temos um montão de coisas novas para descobrirmos juntos!

estude conclusao

Fuente: Arthur Maresca