GeoHélio

Em confraternização com estudantes, novos coordenadores do Ledoc tomam posse

By weberson dias. On 02/01/19 21:52 .

Para dar o pontapé inicial, a nova coordenação da Educação do Campo da Regional Goiás realizou na noite desta sexta-feira, na Unidade de Ciências Humanas, uma confraternização com os estudantes do curso. A comemoração marca o encerramento das disciplinas Matemática Básica I e III, com cerca de 20 estudantes dos 3º e 8º períodos.

GeoHélio2

Na oportunidade, os estudantes apresentaram jogos matemáticos diferenciados utilizando materiais recicláveis e ideias inovadoras. As três estudantes indígenas do curso aproveitaram para elaborar jogos que são utilizados na cultura delas. “Cada aluno ficou responsável por desenvolver dois jogos envolvendo os conteúdos dessas disciplinas. Eles utilizaram materiais recicláveis, como cartelas de ovo, papelão, tampas de refrigerantes”, afirmou o professor da disciplina Hélio Simplício Rodrigues Monteiro. A idéia do professor, é apresentar todos os trabalhos no VIII Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Conepec 2019).

GeoHélio3

Do mesmo modo, marca o começo do início do ciclo para a nova gestão do curso. Os novos coordenadores que tomaram posse nesta sexta, dia 1º de fevereiro, são os professores doutores Geovanna de Lourdes Alves Ramos e Hélio Simplício Rodrigues Monteiro, respectivamente, coordenadora e vice. Os docentes possuem um perfil bastante diversificado, relacionado às questões indígenas, históricas e pedagógicas.

GeoHélio

Mudanças

De acordo com a professora Geovanna Ramos, a ideia é fazer uma gestão compartilhada, ampliar a divulgação do curso e melhorar a estrutura do curso, que utiliza a metodologia da Pedagogia da Alternância. “Em diálogo com os professores do curso, vamos introduzir momentos diversificados. Durante o Tempo Universidade, vamos elaborar formas para que os estudantes não fiquem apenas em sala de aula. Também iremos lutar para que os estudantes participem dos eventos em outros estados e trabalharemos para a realização de eventos no Ledoc”, pontuou.

A nova coordenadora declarou que pretende fazer várias mudanças no curso, especificamente nos laboratórios da Unidade. “Os laboratórios são fundamentais para auxiliar os professores e alunos nas relações das práticas e saberes”, explicou.

GeoHélio4GeoHélio5

Grupo de Pesquisas

Os novos gestores informaram à ASCOM que iniciaram também o Grupo de pesquisa “Laboratório de Ensino, Pesquisa e Linguagens na Educação em Ciências e Matemática”, a fim de envolver os estudantes do curso na iniciação à pesquisa.  “Os objetivos dos projetos são desenvolver atividades matemáticas na aldeia da etnia Karajá, em Aruanã (GO), e traçar o perfil dos estudantes que evadiram do curso”, revelou, acrescentando ainda que os encontros acontecem a cada duas semanas, às segundas-feiras e que qualquer estudante da Regional pode participar.

Expectativa

Em conversa com o estudante do 4º período, Cleiton Marques Câmera Lima, morador do assentamento Roseli Nunes, distante a cerca de 600 km de Goiás, as expectativas são as melhores possíveis. “Precisam melhorar o Tempo Comunidade, viabilizando transporte para que estudantes possam retornar às suas comunidades para estágio durante o Tempo Comunidade e precisa organizar a questão do ar-condicionado, pois sofremos muito com o calor, principalmente aqui em Goiás”, finalizou.

Source: Weberson Dias

Categories: Noticias