Capa Moderno

"Existe Moderno em Goiás?" Exposição mostra que Goiás vai muito além do colonial

Por weberson dias. Em 18/04/19 17:37. Atualizada em 18/04/19 18:14.

Acervo fotográfico registra exemplares da arquitetura art déco, neocolonial e modernista

A exposição, que foi organizada pelo Projeto de Extensão A modernidade na arquitetura da Cidade de Goiás, ressalta a produção arquitetônica na Cidade de Goiás que extrapola a visão de "cidade colonial" que se transmite. Embora Goiás tenha se consolidado, ao passar dos anos, como um núcleo urbano de escala e volumetrias típicas do período colonial, a cidade também tem exemplares arquitetônicos que registram tentativas de se modernizar, com edificações que se utilizam de repertórios do art déco, do neocolonial e do moderno.

Tal produção arquitetônica diz muito sobre os anseios e o pensamento social vigente de uma época. Para a professora Thalita Fonseca, mestra em Gestão de Espaços Preservados, de uma maneira geral a comunidade não se sensibiliza a arquiteturas outras que não a colonial. Isso acontece, de acordo com a arquiteta, porque a arquitetura colonial é muito celebrada e divulgada. "Tanto que se vê, conforme nos afastamos do Centro, uma tentativa de se parecer com a tipologia do centro histórico, mesmo não tendo as restrições normativas que o centro histórico tem. O centro histórico tem uma força colonial muito grande, o que leva a reprodução de uma arquitetura sem reflexão de que existem outros padrões. Há tímidos exemplares que se distanciam disso na cidade, mas que demonstram um ensejo de modernização", afirma Thalita.

As fotografias que compõem a exposição foram clicadas por estudantes e foram submetidas a um juri técnico, composto por três profissionais das áreas de arquitetura e de fotografia. Atualmente as mesmas fotografias estão participando de concurso submetido a juri popular, isto é, qualquer membro da comunidade acadêmica pode votar na sua foto favorita, enviando e-mail para concursofotograficomoderno@gmail.com. Para que o voto seja compilado, é necessário se identificar.

A exposição "Existe Moderno em Goiás?" fica instalada até o dia 22 de abril na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA), devendo ser remanejada para a Biblioteca Cajuí, ainda sem data prevista para a mudança.

O projeto de extensão A modernidade na arquitetura da Cidade de Goiás é coordenado pelas professoras Thalita Pereira da Fonseca e Suzete Almeida de Bessa, ambas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás da UFG.

Informações

Exposição "Existe Moderno em Goiás?"
Período: em dias úteis, até o dia 26 de abril
Horário: das 7h às 22h
Local: UAECSA, corredor do bloco novo

Moderno em Goiás

Fonte: Arthur Maresca

Categorias: Eventos