Capa Em tela

Projeto "Em tela" convida ao debate sobre ciência

Por weberson dias. Em 09/05/19 17:26. Atualizada em 10/05/19 14:33.

Projeto de ensino aberto à comunidade exibirá O Jardineiro Fiel, de Fernando Meirelles

O novo projeto de ensino "Em tela" exibirá às 19h dessa sexta-feira, 10 de maio, no pátio da UAECSA, o filme O Jardineiro Fiel (2005). A exibição do filme será acompanhada de um debate sobre os impactos sociais, econômicos e políticos que a ciência têm na sociedade. Os estudantes do núcleo livre em Métodos e Técnicas de Pesquisa ficarão responsáveis pela intermediação do debate. Enriquecendo a discussão, Alan de Jesus Ferreira, estudante do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, do Instituto Federal de Goiás (IFG), apresentará um breve relato com informações técnicas e estéticas da película.

Sobre o filme

O filme é uma adaptação do cineasta brasileiro Fernando Meirelles do romance de John le Carré, escritor britânico. O cenário é uma área remota do Quênia, local onde a ativista interpretada por Rachel Weisz (Oscar de melhor atriz) é encontrada morta. Seu marido tenta descobrir o que aconteceu com ela, perturbado pela suspeita de ela tê-lo traído. Trata-se de um sucesso de crítica, vencedor em premiações como Oscar, BAFTA e Globo de Ouro.

Sobre o projeto

A professora Fabiana Itaci Correa de Araújo, que ministra a disciplina e coordena o projeto "Em tela", acredita que a iniciativa fará brotar bons frutos. "O projeto é uma aposta na potência pedagógica do cinema que estimula o debate e a reflexão. Nós faremos isso nessa primeira exibição deixando os estudantes coordenarem o debate, já que eles estão munidos de leituras e discussões realizadas por intermédio do núcleo livre", afirma Fabiana. A professora planeja ainda outras futuras exibições, trazendo discussões sobre psicanálise e subjetividade.

Projeto "Em tela": Ciência em tela - Exibição de O Jardineiro Fiel (2005)

Horário: às 19h

Data: 10 de maio de 2019

Local: Pátio da UAECSA