queer3

Professor Renato Duro (FURG) ministra conferência sobre criminologia queer

Por weberson dias. Em 25/06/19 11:03. Atualizada em 25/06/19 11:17.

Na noite desta segunda-feira, 24, como parte das atividades do mês do orgulho LGBT, aconteceu a conferência “criminologia queer”, com o professor Renato Duro, pró-reitor de Graduação, professor da Faculdade de Direito e do Mestrado em Direito e Justiça Social, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O evento, realizado no Cine Teatro São Joaquim, e foi organizado pela professora do curso de Direito da Regional, Silvana Beline. Na manhã desta terça-feira, o professor Renato Duro fez uma visita de cortesia a vice-diretora da Regional, Margareth Arbués, e a professora Silvana Beline, na Secretaria da Direção.

queer4

A conferência aconteceu na semana em que se comemora mundialmente os 50 anos da Revolta de Stonewall. “O campo da criminologia queer é ainda novo no Brasil e debate as violência e múltiplas formas de opressão contra as chamadas minorias sociais, a população LGBT. Por isso é importante discutir esse campo e marco teórico”, afirmou Duro.

Queer1

Foto cedida gentilmente: Rone Rosa Martins

Criminalização

Durante a palestra também debateu as duas últimas ações que ingressaram no STF, que versam sobre a criminalização das condutas LGBTfóbicas, condutas de exclusão, opressão e violência contra a população LGBT. “A conferência foi uma experiência bem positiva, houve muitas trocas, senti que os estudantes estavam comprometidos. Me chamou a atenção o modelo da relação de ensino de proximidade, que me parece que este é o caminho para uma universidade pública”, finalizou.

O professor destacou também que a Cidade de Goiás é apaixonante. “Aproveitei para conhecer as belezas do patrimônio histórico. Foi muito positivo”, finalizou.