Pronatec1

Regional recebe estudantes de cursos técnicos do Pronatec/Itego

Por weberson dias. Em 27/06/19 11:16.

Na manhã desta quarta-feira, dia 26, as estruturas da Unidade de Ciências Sociais Aplicadas e a Biblioteca Cajuí da Regional Goiás da UFG receberam estudantes do curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática do Pronatec/ITEGO Goiandira Ayres do Couto. A visita técnica, parte de um projeto de extensão, foi orientada pelo servidor da Regional, Paulo Henrique Santana, que também atua como supervisor no curso em questão; e conta com a participação da coordenadora da Biblioteca Cajuí, Esdra Basílio, e o servidor da Cograd, Murilo Emos Félix. Fizeram parte da visita também os professores do Pronatec, Maurício Lino e Jaciele Peres.

Paulo Henrique Santana iniciou a visita mostrando do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), da Regional. Entre a infraestrutura de TI, os estudantes puderam conhecer as salas técnicas ondem ficam os switches e o laboratório de informática. Paulo também destacou as atividades desempenhadas pelos servidores lotados na Regional: suporte técnico aos servidores e professores (suporte a impressoras, formatação de computadores, rede Wi-Fi e outros), atividades envolvendo desenvolvimento de software, redes de computadores, gestão de TI e infraestrutura de modo geral, entre outros.

Pronatec1

Pronatec2

Pronatec3

Atendimento

Os estudantes também aprenderam como funciona o suporte da UFG pelo sistema gratuito de rastreamento de problemas e central de atendimento, o GLPI, quando os usuários precisam de alguma coisa. Ainda no Cercomp, foi mostrado a eles o quadro de atividades, dividido em três colunas: o que precisa ser feito, o que está sendo feito e o que já foi feito. “Mostramos a importância dos Técnicos e Analistas de TI, para que os estudantes vejam na prática nossa função em uma organização, tanto no que diz respeito a parte administrativa (gestão), quanto a parte técnica”, explicou Paulo Henrique Santana, acrescentando que os estudantes também conheceram o espaço físico da UAECSA.

Biblioteca Cajuí

Na Biblioteca Cajuí, visualizaram a infraestrutura de TI do local. Na oportunidade, a coordenadora Esdra Basílio, apresentou as formas de pesquisas e a relevância de trabalhos científicos. O servidor Murilo Emos Félix apresentou conteúdo sobre Ética, Noções de direito e Relações trabalhistas. Paulo falou sobre a temática Indústria 4.0, relacionando a área de TI com aspectos trabalhistas.
Essa apresentação faz parte de um projeto de extensão universitária que visa a preparação e complementação de conteúdos vistos no curso. Além disso, os estudantes serão preparados para provas como o Enem, pois em todo encontro eles produzem um texto dissertativo-argumentativo sobre temas relacionados com a área do curso. Todos os envolvidos no projeto visam a preparação dos alunos, auxiliando-os na produção textual de forma que melhorem sua escrita”, finalizou.

Pronatec4

Pronatec5