Fibra

Serviços de internet melhoram na Regional Goiás

By weberson dias. On 08/16/19 15:53 .

Saímos de uma velocidade de 20 para 100 MB, o que significa melhoria no acesso para alunos, técnicos administrativos e professores.

Desde a última quarta-feira, 14, a comunidade acadêmica da Regional Goiás da UFG recebe um sinal de internet melhor que o anterior. É que foi implantado um link de Internet (não dedicado) de 100 Megabits, que chega à Regional via fibra ótica. Além disso, foi feita também a substituição dos equipamentos receptores.

Segundo o coordenador do Cercomp, Paulo Oliveira, a contratação do referido link foi uma ação emergencial feita com o apoio do setor e a Secretaria de Tecnologia e Informação da UFG, após constatação de que o link atual, fornecido pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), embora estivesse 20 Megabits de velocidade, não mais atendia a atual demanda das unidades. “O link de dados chegava à Regional através de equipamento de rádio frequência (o principal responsável pela má qualidade nos acessos) e nesta semana o equipamento foi substituído por fibra ótica, que por sua vez é o melhor meio de transmissão de internet/dados conhecido atualmente”, assegurou ele.

Fibra

Melhoria

Ainda conforme Oliveira, a contratação emergencial do link não dedicado veio em boa hora, pois frequentemente o link principal fornecido pela RNP sofre saturação em virtude da alta demanda, decorrendo disso a indisponibilidade de Internet e de todos os sistemas que dela dependem (SIGAA, SEI, GLPI, etc.). “É como se o link de dados fosse um bolo pequeno e que precisa ser dividido entre centenas de pessoas que utilizam sistemas na Internet de forma simultânea diariamente”, explicou Oliveira.

Troca

As modificações foram decisivas e essenciais para o bom funcionamento dos trabalhos na Universidade. “Os links foram configurados de forma que caso o fornecimento de um deles seja interrompido, para os usuários que navegam na internet ou que utilizam sistemas diversos será imperceptível, pois o outro link assumirá automaticamente. A partir de agora, alunos, técnicos administrativos e professores desempenharão suas atividades normalmente”, concluiu.

Agradecimento

Para a melhoria, a participação de pessoas-chave foi essencial: na Regional, Carlos Carvalho, técnico de Tecnologia da Informação, lotado no Cercomp, e Renato de Paula, diretor; na Reitoria em Goiânia, Igor Vieira, diretor e Jean Teixeira, gerente da Divisão de Serviços, ambos do Cercomp; e, Leandro Galdino Oliveira, secretário de Tecnologia e Informação da UFG.

Source: Weberson Dias

Categories: Noticias