Colação

Comunidade da Regional volta às aulas nesta segunda, 19

Por weberson dias. Em 19/08/19 08:27.

Os sete cursos de graduação da Regional Goiás da UFG retornam às aulas na UAECH e UAECSA

As aulas do segundo semestre letivo de 2019 da Regional Goiás terão início nesta segunda-feira, 19. Após 20 dias de recesso, calouros e veteranos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação do Campo, Filosofias e Serviço Social voltam a movimentar os espaços da instituição, cumprindo assim o calendário acadêmico aprovado pelos conselhos superiores da UFG. De acordo com o calendário acadêmico, este segundo semestre só termina no dia 21 de dezembro de 2019.

Santana3

Na Regional, segundo o Centro de Gestão Acadêmica (CGA) local, segunda marca a volta de 911 estudantes e 94 docentes ao ambiente universitário, após o recesso do meio do ano. Ainda conforme orientação do CGA, os estudantes devem ficar atentos aos prazos de matrículas, rematrículas, cancelamento e acréscimo de disciplinas. Além disso, o estudante precisa realizar sua manutenção de vínculo a cada semestre em data específica prevista no calendário. Caso o discente não realize a matrícula ou o trancamento no semestre, poderá ter seu status em situação de exclusão. Orientou também que para cada semestre, o estudante pode escolher quantas disciplinas deseja cursar, respeitando os pré e co-requisitos.

Expectativa

Nos corredores da Universidade, nesta primeira semana a dinâmica deve ser amena. A copiadora volta a funcionar. Para Djanaína Maricciri, estudante do 8o período de Direito, a Regional é um ambiente de aprendizado e crescimento pessoal, profissional e social. Porém, afirmou estar apreensiva, já que nesse momento há incertezas sobre a conclusão do semestre. “Já estou começando a entrar na reta final, embora tenha ainda um longo caminho a percorrer. Espero que consigamos seguir em frente. Vamos lutar pra isso!”, adiantou.

A preocupação de Djanaína é a mesma da estudante de Arquitetura e Urbanismo, Thaís Araújo, para quem a expectativa em relação às aulas é boa. “Mas fico receosa em relação à continuidade das atividades da universidade e como o congelamento e cortes podem afetar nossa vivência dentro do ensino público”, observou.

Para o professor Welson Santos, da Educação do Campo, o segundo semestre se iniciou sob uma perspectiva nebulosa e que deixa a todos temerosos com o futuro, já que muitas notícias e ações acertaram negativamente a universidade pública. “Sabemos do nosso papel enquanto professores, pesquisadores e formadores, mas há um clima geral de tensão. Que 2019.2 traga menos perdas e luzes ao fim do túnel. Que consigamos iniciar e fechar 2019.2. Isso já nos será razão para continuar”, analisou.

Colação de Grau

Os formandos deste ano devem participar da cerimônia de colação de grau oficial da UFG gratuitamente. O evento, que acontece na Quadra de Esporte da UAE de Ciências Humanas, foi dividido em três dias: 4 (Direito), 5 (Administração, Arquitetura e Urbanismo e Educação do Campo) e 6 (Serviço Social e Filosofias) de março de 2020. As comissões de colação de grau devem enviar IMEDIATAMENTE um e-mail para ascomufggoias@gmail.com, com nome, e-mail e telefone das equipes.

Colação direito turma especial

Dinter

Com 15 estudantes regulares, o Doutorado Interinstitucional (Dinter), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizou sua Aula Magna esta semana, com o professor Clóvis Ramiro Jucá Neto, associado da Universidade Federal do Ceará. Esta é a primeiro pós-graduação stricto sensu da Regional Goiás.

dinter1

Para mais informações acesse o calendário [AQUI]:

Fonte: Weberson Dias