americanos2

Norte-americanos realizam atividades de conversação na Regional Goiás

By weberson dias. On 09/13/19 14:46 .

A Regional Goiás da UFG recebeu sexta-feira, dia 20, três Assistentes de Ensino de Inglês (Estagiários Fulbright). Haylley Bunch (da Indiana University), Madeleine Feldman ou Maddy (Swarthmore College) e Patrick McCormick (SUNY Geneseo), vinculados à Faculdade de Letras de Goiânia (de março a novembro) e que atuam em diversas frentes na formação complementar do conhecimento em inglês na Universidade.

De acordo com a professora do curso de Filosofia e idealizadora do projeto na Regional Goiás, Renata Arruda, a ideia de trazê-los surgiu no contexto da disciplina de Iniciação à Língua Inglesa, ofertada no primeiro semestre deste ano e durante a Semana da Integração, em março deste ano. “Mantivemos essa ideia e só agora foi possível trazê-los. Queremos chamar atenção para o aprendizado de idiomas e dizer que a UFG tem esse serviço. No próximo ano vamos tentar trazê-los aqui para Goiás, já que, apesar das restrições orçamentárias, nosso intuito é inserir a nossa Regional nas atividades de internacionalização da UFG", afirmou ela.

 

Atividades

A primeira e a segunda atividade aconteceram na Sala de Áudio e Vídeo da Biblioteca Cajuí. A primeira foi por volta das 14h30, quando os norte-americanos auxiliaram servidores (técnicos administrativos e docentes) da Regional que pré-agendaram para obter uma espécie de consultoria de textos em inglês. 

A segunda aconteceu às 16h e na oportunidade os participantes puderam praticar conversação a partir de uma rodada de jogos interativos. Os presentes discutiram notícias veiculadas em âmbito mundial, questões relacionadas à gramática inglesa e trouxeram alguns macetes para a utilização de algumas palavras em inglês, além de comentar o contexto delas. Eles falaram de sua cultura e eleições presidenciais norte-americanas, a situação geopolítica de Porto Rico e sobre observações da gastronomia e futebol goianos. Ao todo, dez participantes puderam tirar suas dúvidas e conversar ao vivo com os norte-americanos. 

Maddy volta para casa em novembro deste ano com uma mensagem no coração. "Temos que prestar muita atenção ao Brasil. É um país essencial para o mundo e muita gente desenvolve trabalhos de relevância mundial. As notícias de meu país sobre o Brasil não são complexas sobre a realidade daqui e penso que vou levar só coisas boas para falar", lembrou-se ela. 

NA1

NA2

NA3

NA4

NA5

Oportunidade

Janaína Teodoro, estudante de Filosofia, viu com bons olhos a experiência. "Para nós da Filosofia é muito necessário. Temos muitas obras que só podem ser lidas em inglês ou espanhol. Além disso, os estagiários são dinâmicos e tão cedo teria contato com norte-americanos", disse a discente.  

A terceira atividade aconteceu no Café Jasmim, por volta das 21h. Num ambiente mais descontraído, os participantes fizeram parte de um bate-papo com assuntos diversos, além de conhecer valiosas dicas da língua inglesa. O norte-americano Patrick McCormick chegou em Goiás em fevereiro de 2018 e de lá pra cá tem aperfeiçoado a língua portuguesa. ele conta que cada pessoa tem algo a ensinar para ele. Sobre a experiência na Cidade de Goiás, em bom português, ele disse: "Para mim é um grande prazer participar desse momento. É incrível ver que os estudantes daqui estão conseguindo aprender inglês, embora eu ache um idioma difícil, mas eles estão se saindo bem", observou. 

Os interessados puderam se inscrever gratuitamente no próprio local, no início do evento. Os presentes nas atividades ganharão certificado de participação.

NA6

NA7

NA8

Histórico

Anualmente UFG recebe assistentes de Ensino de Inglês vindos dos Estados Unidos para atuar na Faculdade de Letras e dar suporte à comunidade acadêmica da UFG em diferentes ações, de acordo com as necessidades e especificidades de cada grupo interessado. Os Assistentes de Ensino de Inglês ou “English Teaching Assistants” fazem parte do Fulbright, programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América que tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e outros países.

Source: Weberson Dias

Categories: Eventos