Regional no CONPEEX

Comunidade acadêmica de Goiás marca presença no 16º Conpeex

Por weberson dias. En 18/10/19 16:33 . Actualizado en 18/10/19 18:35 .

Estudantes e orientadores participaram do 16º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão na Regional Goiânia da UFG

A Regional Goiás marca presença no Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) com a apresentação de trabalhos de membros da comunidade acadêmica vilaboense. O evento chega em 2019 à sua décima sexta edição. Todos os anos o congresso organizado pela UFG movimenta a Regional Goiânia, trazendo contribuições ao avanço da divulgação científica e no fomento à troca de experiências no âmbito da academia. Neste ano a temática do evento é "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável".

Ampliando horizontes

Um desses trabalhos que pontua a presença da Regional Goiás no 16º Conpeex é o banner intitulado O olhar do monitor na identificação de dificuldades enfrentadas pelos alunos nas disciplinas de Oficina de Expressão e Representação I e II, feito por Luan Phelipe Fernandes Silva, estudante de Arquitetura e Urbanismo. Luan conta que essa é a primeira vez que apresenta um trabalho em evento acadêmico. "Além de somar muito ao currículo, ganhei confiança no meu potencial em apresentar o que venho aprendendo e desenvolvendo na universidade", afirma o discente.

Ariane Borges, que é sua orientadora, afirma que esse é o momento de colher resultados semeados ao longo do ano. "A gente percebe o desenvolvimento e crescimento do monitor orientado. Para o discente é uma experiência rica de troca, onde os horizontes se ampliam sobre o que tem sido feito na UFG", sustenta a professora.

Qualidade

Também orgulhosa do trabalho desenvolvido pelo seu orientando, Renata Botelho Dutra reitera a qualidade dos trabalhos apresentados durante o Conpeex, incluindo o do discente Luiz Eduardo Ferro. "É muito prazeroso trabalhar com alunos interessados e prontos a trazer temas desafiadores", diz a professora do curso de Direito.

Iniciante no Conpeex, Luiz Eduardo trabalhou num tema complexo no seu artigo: Extensão da norma isentiva de Imposto de Renda (Lei 7.713/1988) aos portadores de esclerose múltipla em atividade. O trabalho foi desenvolvido por Luiz (Direito / Regional Goiás) e Nathália Orlando Martins, acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí (antiga Regional Jataí da UFG), sob a orientação da professora Renata. "Senti que o CONPEEX é um evento dinâmico e grandioso, proporciona uma ampla discussão, oportunizando uma troca de conhecimentos entre as diversas áreas do conhecimento. Tendo em vista que os outros trabalhos eram oriundos de programas de mestrado na área da saúde, pode-se dizer que a discussão foi de elevado nível", conclui Luiz.

Conpeex

Estudantes Luan Phelipe (Arquitetura), Joel (Serviço Social) e Victória Malta (Arquitetura) da Regional Goiás no 16º Conpeex

O discente Luiz Eduardo e a orientadora Renata Dutra

A orientadora Renata Dutra e o discente Luiz Eduardo (Direito) na décima sexta edição do congresso