Audição - a música ensina - Diversinfâncias

Audição - a música ensina | Diversinfâncias: a criança ensina

Por weberson dias. Em 24/10/19 15:55. Atualizada em 25/10/19 10:19.

Escola Pluricultural Odé Kayodé recebe Audição no mês das crianças

De Norte a Sul, de Leste a Oeste, a infância pode ser manifesta de muitas maneiras, sob condicionantes culturais, sociais e econômicas muito distintas. Em referência ao mês das crianças, "Audição - a música ensina" quer trazer as infâncias e a sua diversidade como tema do projeto. De uma maneira inédita, esta edição se dividirá em duas partes: no dia 28, às 14h, uma sessão para a criançada vai acontecer na Escola Pluricultural Odé Kayodé. Já no dia 29, terça, às 21h30, uma sessão aberta e mais longa acontecerá no mesmo espaço.

Fabiana Itaci, que é psicóloga e docente da Regional Goiás da UFG, conta que a ideia de fazer duas sessões surgiu da comunidade da Escola Odé Kayodé (carinhosamente conhecida como "Escola da Vila"), a partir de uma compreensão de que essa audição, sobre crianças, fosse também para as crianças, fazendo com que elas estivessem envolvidas no projeto. Para Itaci, a parceria entre a escola e a universidade é enriquecedora. "A construção de uma audição sobre as diversas infâncias começou a ser idealizada a partir da última edição do projeto. E as ideias para essa audição surgiram de maneira coletiva, vindas de conversas entre a comunidade UFG e a comunidade da Escola, que, diga-se de passagem, é uma instituição com reconhecimento internacional de escola criativa" conclui a professora.

Elivan Andrade, professor da Escola Odé Kayodê, endossa a posição de Fabiana. "Nós pensamos que seria coerente com a proposta da escola se realizássemos uma sessão com as crianças. Então propusemos uma sessão nessa edição com as crianças. É um momento em que a extensão universitária promove esse encontro entre as duas instituições de ensino, uma no início e a outra já num outro período da formação (educação básica e ensino superior)", afirma Andrade. Elivan também acredita que esta é uma oportunidade para que as pessoas externas à comunidade Odé Kayodê conheçam a instituição e a sua atuação como escola pluricultural.

Sobre o projeto "Audição - a música ensina"

Atuando desde julho de 2017, o Audição já levou muitas pessoas a refletirem sobre temas diversos a partir da música. Edições do projeto já foram realizadas em várias localidades da Cidade de Goiás, como no Museu das Bandeiras, no Morro do Macaco Molhado e nas Unidades Acadêmicas Especiais de Ciências Humanas e de Ciências Sociais Aplicadas.

Informações:

Audição - a música ensina | Diversinfâncias: a criança ensina
por Escola Pluricultural Odé Kayodé e Regional Goiás da UFG
28/12 às 14h30 e 29/12 às 21h30 - Escola Pluricultural Odé Kayodé (Rua Padre Felipe Leddet, 26, Goiás/GO)

Audição - a música ensina - Diversinfâncias

Fonte: Arthur Maresca