Audiência Recicla Goiás

Reunião na Prefeitura discute implantação de cooperativa de catadores

Por João Paulo Lopes Machado. Em 24/01/20 15:53.

Formação da cooperativa foi tema de discussão em evento realizado ontem (23)

Ocorreu ontem (23 de janeiro), na Prefeitura municipal, a reunião de implantação da cooperativa de catadores da Cidade de Goiás, com participação da comunidade universitária, dos catadores, autoridades municipais e pessoas interessadas. Participaram estudantes e docentes da UFG, dentre eles Jaqueline Vilas Boas Talga, professora do curso de Administração na Regional Goiás e Tiago Camarinha Lopes, professor de Economia na Regional Goiânia. Trata-se da terceira experiência de constituição de uma cooperativa nesse sentido que o município se engaja.

O foco do Recicla Goiás é a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na cidade. A aplicação dessa política refletirá diretamente na adequação das condições de trabalho das catadoras e catadores nos moldes da economia solidária (atualmente coletam materiais diretamente no lixão); no fomento à efetivação da coleta seletiva; sensibilização da comunidade para implementação da coleta; transformação de resíduos de arborização urbana em adubo e redução de impactos ambientais relacionados à questão dos resíduos.

O Recicla Goiás é um projeto de extensão no qual membros da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e da comunidade externa fazem parte.

Recicla 1Recicla 2

Recicla 3