Capa Mulheres

"Juntas, serão uma força" - Bertha Lutz é inspiração no mês das mulheres

Por João Paulo Lopes Machado. Em 08/03/20 12:28.

Peças da Regional comparam dados e reforçam valorização da mulher

“Juntas, serão uma força”. Essa é só uma das várias frases de Bertha Lutz, cientista na área da biologia e uma liderança no movimento feminista no Brasil no século XX. A cientista também ficou conhecida pela sua militância política pela educação para a ciência no país. Esta é uma das tantas mulheres que lutaram e lutam para que todas sejam ouvidas e respeitadas.

No dia 8 de março a Regional Goiás lança a campanha para o mês das mulheres. Inspirada nas mulheres no meio acadêmico, a frase “Recusar à mulher a igualdade de direitos em virtude do sexo é denegar justiça a metade da população” estampa a campanha nos canais da Regional. A frase também é atribuída à bióloga brasileira citada no parágrafo anterior, Bertha Lutz.

Dados

Alguns dados foram recolhidos para a campanha, a serem comparados e interpretados. Se no Brasil, segundo dados do IBGE (2016), as mulheres estão em menos de 38% dos cargos de gerência, na Regional Goiás da UFG elas estão ocupando 16 dos 27 cargos da equipe gestora. As mulheres, aliás, são maioria na Regional: somam 515 estudantes mulheres, frente a 373 estudantes homens, conforme informações do portal analisa.dados.ufg.br.

Na Regional, no Brasil e no mundo ainda há muito a ser feito. Dos mais de 15 mil pesquisadores que são contemplados com a bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 5.388 são mulheres, cerca de 35,5% do total. Infelizmente, também no ambiente acadêmico, situações de machismo são vivenciadas contra mulheres nos mais variados ambientes laborais, domiciliares e públicos.

Certamente março, como no ano todo, é um mês a serem questionados e combatidos estruturas e comportamentos machistas. Também a serem celebradas as conquistas das mulheres, que lutam para melhorar a sociedade em que vivemos. Que as mulheres sejam respeitadas e valorizadas não só no dia 8 (Dia Internacional das Mulheres), não só em março, mas em todos os dias e em todos os espaços.

Banner Mês das mulheres

Fonte: Arthur Maresca