Fórum Universidades

Reitores criam Fórum das Instituições Públicas do Ensino Superior de Goiás

Por Gestorweb Gestorweb. Em 07/12/12 23:15. Atualizada em 07/12/12 23:15.

Protocolo de intenções assinado durante a solenidade prevê promoção de iniciativas conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão

Os reitores da Universidade Federal de Goiás, Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Instituto Federal de Goiás (IFGoiás) e Universidade Estadual de Goiás (UEG) firmaram, no dia 3 de dezembro, um protocolo de intenções que institui o Fórum das Instituições Públicas do Ensino Superior do Estado de Goiás. O evento contou com a presença dos reitores das quatro instituições, da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi, representando o governador, e da secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, representando o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia. A abertura teve a apresentação do grupo Choro em Trio, projeto da Escola de Música e Artes Cênicas.

O protocolo de intenções foi inspirado em uma iniciativa já existente nas universidades de Minas Gerais e tem por objetivo alinhar as ações dessas instituições de forma a concentrar esforços na promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que pensem o desenvolvimento de Goiás. O reitor da UFG, Edward Madureira, disse que o fórum pode ser descrito por duas palavras representativas: complementaridade e capilaridade. “Complementaridade, porque o exemplo de cada instituição ajuda os demais; e capilaridade porque, juntas, as instituições conseguem se inserir em todas as microrregiões do estado”, declara Edward Madureira. Ele ressalta que o fórum também ajudará na promoção de qualificação conjunta para os quadros técnicos, evitará sombreamentos com a proposição de cursos iguais em um mesmo local, melhoria dos espaços culturais com possibilidade de haver turnês artísticas entre os câmpus, e possibilitará a oferta de cursos como os de formação itinerante para professores, além de cooperação nas pesquisas.

O reitor do IFGoiano, Vicente Pereira de Almeida, acredita que o fórum irá fortalecer o trabalho das instituições e fará a diferença, levando outras universidades a se inspirarem na ideia. Já o reitor do IFGoiás, Paulo César Pereira, ressaltou que, mais do que um gesto, o fórum é uma iniciativa que tem a intenção de fazer que as instituições compartilhem suas responsabilidades sociais: “Precisamos estar atentos às expectativas da sociedade, muito mais do que às demandas de mercado”. O reitor da UEG, Haroldo Reimer, acredita que as ações de planejamento propostas pelo fórum contribuirão para evitar a assimetria do acesso ao ensino superior.

Da esquerda para direita: Neyde Aparecida (sec. municipal de Educação), Vicente Pereira de Almeida (reitor do IFGoiano), Paulo César Pereira (reitor do IFGoiás), Haroldo Reimer (reitor da UEG), Edward Madureira (reitor da UFG) e Maria Zaíra Turchi (presidente da Fapeg)

As reuniões do fórum serão temáticas e envolvem não só os reitores, mas toda a administração das instituições. Anteriormente à criação do fórum, diversas reuniões de trabalho já foram realizadas entre os reitores, por isso mesmo já existem alguns trabalhos em parceria, como, por exemplo, o Seminário Interinstitucional para servidores das Instituições Federais de Ensino Superior e a Feira do Servidor 2012.