mst1

Divulgado Resultado de Direito Especial; Matrículas iniciam quarta, 9

Por weberson dias. Em 21/11/15 13:16. Atualizada em 07/12/15 16:24.

Entre os requisitos, os candidatos devem ser beneficiários do Pronera, agricultores familiares, jovens e adultos dos projetos de assentamento da Reforma Agrária e comunidades rurais.

Já está no Site do Centro de Seleção o Resultado preliminar do processo seletivo da 2ª turma de Direito para Beneficiários da Reforma Agrária e Agricultores Familiares. De acordo com a professora Erika Macedo, coordenadora da turma, foram mais de 1.500 candidatos inscritos no sistema virtual do centro de seleção da UFG e cerca de 500, após a entrega da documentação, fizeram o vestibular, que ofertou 60 vagas.

A matrícula dos candidatos classificados em 1ª chamada acontece no dia 9 de dezembro. As matrículas serão realizadas no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Regional Goiás –Seccional do Centro de Gestão Acadêmica, localizado na Av. Bom Pastor, s/n, Setor Areião, Cidade de Goiás-GO.

As aulas do curso serão ministradas nas unidades acadêmicas da UFG na modalidade presencial em regime de alternância, com aulas presenciais em período integral de segunda a sábado e tempo nas comunidades de origem dos estudantes, com acompanhamento dos professores. Para obter mais informações, os candidatos deve acessar o Site http://goo.gl/s38qVI.

Curso

De acordo com a diretora da UFG, Regional Goiás, Meire Carvalho, esta é a segunda turma do curso, que contabiliza muitas conquistas. "Na primeira turma tivemos um número significativo de alunos aprovados no exame da OAB,  antes mesmo do término do curso. Há ainda egressos que hoje atuam como advogado de movimentos sociais, outros com mestrados concluídos. Por isso, nossa expectativa é muito boa pois, além de atrair alunos de vários estados brasileiro e adotarmos a pedagogia da alternância, cumpriremos a tarefa da UFG que é ofertar ensino gratuito e de qualidade", assegurou a diretora.

Para a professora Érika Macedo, coordenadora do curso, a 2º graduação é um movimento de mão dupla em que a Universidade se transforma com os movimentos sociais e vice-versa. "O curso representa esse deslocamento da Universidade que passa a trazer a centralidade da questão agrária para o desenvolvimento de um projeto político, pedagógico e institucional da UFG na Cidade de Goiás", ressaltou ela. A perspectiva do curso é relacionar o Direito com as esferas da vida cotidiana dos educandos, uma vez que trata-se de um campo de estudo interdisciplinar. "Queremos demonstrar que a partir do momento que se apropriam do conhecimento jurídico, eles têm condições de contribuir com a transformação das condições de vida da sua comunidade e o campo de intervenção onde está inserido", afirmou a coordenadora do curso.

Coordenadora estadual do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) na Regional Goiás, Marília Barreto, vê como importante para o desenvolvimento local e até do país a parceira entre a UFG e o Pronera. "A Universidade precisa romper com essas fronteiras que historicamente se mantém numa visão clássica e a parceira contribui inclusive para uma reflexão de sua proximidade com essas comunidades agrárias", disse coordenadora local do Pronera. Ainda segundo a coordenadora do Pronera, o curso amplia o processo de inclusão social. "A UFG contribui para que se formem profissionais que tenham compromisso com sua comunidade e de modo que eles tragam esse retorno", finalizou a coordenadora estadual Marília Barreto.

Datas

09/12 Matrícula dos candidatos classificados em 1ª chamada. As matrículas serão realizadas no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Regional Goiás –Seccional do Centro de Gestão Acadêmica, na Av. Bom Pastor, s/n, Setor Areião, Cidade de Goiás-GO.

10/12 Publicação do aviso de edital de matrícula de 2ª Chamada.

14/12 Matrícula dos candidatos classificados em 2ª chamada.

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás