dança

Regional Goiás recebe ação cultural do Grupo de Dança '¿Por quá?'

Por weberson dias. Em 24/11/15 09:12. Atualizada em 03/12/15 11:41.

As atividades culturais serão realizadas no prédio da UFG, Unidade Santana, e contam com espetáculo, oficina, palestra audiovisual e vídeodança.

 

Dando continuidade à programação da Semana Integrada de Extensão: Educação, Política e Cultura, o Grupo de Dança '¿Por quá?' se apresenta no prédio da UFG Regional Goiás no dia 4 de dezembro e faz a abertura do segundo semestre letivo de 2015. Toda a programação de início do acontece na quadra do prédio da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da UFG, Unidade Santana, e está aberta à comunidade acadêmica e vilaboense. A oficina e palestra audiovisual deve acontecer das 14 às 17h. A apresentação do espetáculo e vídeodança serão realizadas das 19h30 às 21h. O objetivo, segundo a produtora cultural do grupo, Luciana Celestino, é apresentar o espetáculo "Chá do Fígado, Baço e Memória", além de oficina, palestra e vídeodança.

O intuito o evento é fazer com que apareçam outras poéticas de dança contemporânea, novos públicos e a diversificação de formatos, para além do palco e do espetáculo fechado. A entrada é franca, em todos os municípios. Segundo o diretor artístico do espetáculo, Hilton Júnior circular pelo interior de Goiás é garantir o acesso, a divulgação, a permanência e a formação de um olhar “porquariano” de dança, aos que estão fora do eixo ativo da dança-arte no nosso Estado. “Para nós é um privilégio e uma alegria realizar essa circulação. Pois, isso significa compartilhar os nossos trabalhos artísticos com mais gente. Afinal, pensamos no nosso público e sempre nos questionando por que dançar? Para quem dançar? Como dançar?”, complementa a também diretora artística, Lu Celestino.

 

Sinopse

O evento de estreia faz parte do Projeto Cultural do grupo já realizado em 2012 com fomento do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna. Este ano realiza sua circulação em quatro municípios do interior do Estado com o patrocínio da Futura Caminhões, via incentivo estadual da Lei Goyazes.

A apresentação é uma iniciativa da Comissão de Mobilização Docente da UFG, Coordenação de Extensão e Cultura da UFG, Gerência de Extensão e Pesquisa do IFG e Coordenação de Extensão da UEG, bem como conta com o apoio do “Movimento Estudantil” da UFG.

 

Um chá...

Chá do Fígado, Baço e Memória

 

Esse espetáculo de dança questiona o que é ser mulher na sociedade? E, o que é não ser mulher? A proposta é mostrar o tratamento do feminino, nessas duas situações. Um mergulho nas memórias, tanto individual, quanto coletiva destacando os elementos que compõem a identidade de cada sujeito desse grupo. Afinal, somos feitos do que herdamos com aquilo que é traduzido e ressignificado nos nossos corpos, na nossa existência e nossa experiência. Todos os ingredientes que emergem dessa experiência são colocados na fervura do nosso chá, um pouco do eu com um pouco do seu, do que me falta, do que se esvazia... ebulição, outros estados, outros encontros. A recomendação do público é para maiores de 14 anos.

 

Um baile...

Memórias de Dança Também Dançam

 

O grupo ¿por quá? vai instigar os participantes dessa oficina a debruçar-se, de forma atenta e inventiva, sobre uma possível memória de dança, partindo dos repertórios de movimentos inseridos na cultura pop e vivenciados em festas e bailes do cotidiano. Onde o que antes era estranho passa a ser familiar. Afinal, o intuito é desenvolver e afirmar o prazer de dançar por meio de uma intervenção lúdica e artística.

 

Um cinema...

Rua 57, Número 60, Centro

 

Em 13 de setembro de 1987, Goiânia foi palco do mais grave acidente radiológico da história, quando catadores de material reciclado encontraram, em um hospital em ruínas, um aparelho contendo uma cápsula de Césio 137. Desde então, as vítimas e seus familiares lutam tanto por direitos sociais, em especial assistência à saúde e recebimento de pensões, assim como por estudos científicos acerca dos desdobramentos do fato. A dor destas pessoas e o descaso do Estado motivaram os grupos ¿por quá? e Vida Seca, sob a direção de Lina Reston, a apresentar em 2007 uma intervenção-protesto nas manifestações de 20 anos do ocorrido. Em 2011, os grupos voltam a se encontrar para transpor essa intervenção com o suporte de um vídeo. Com novos parceiros, mergulharam em um processo coletivo de criação de um videodança ou seria ¿videoclipe? Independente, a busca é por um olhar sensível e poético que fortaleça a luta contra o esquecimento e por diagnósticos e soluções adequadas para o fato. Este trabalho ganhou o prêmio de melhor vídeo experimental, na Mostra ABD no FICA de 2012.

 

 

Uma conversa...

A Porquaria de Ser Artista de Dança

 

Este bate-papo audiovisual faz referência à trajetória construída pelo ¿por quá? Criado em 2000, o grupo é formado por artistas de dança vinculados diretamente ao contexto educacional e de produção em artes, apontando para uma direção militante, investigativa, profissional e autônoma. A conversa será feita por meio de pequenos vídeos, que vão apresentar alguns trabalhos. Estes que primam pela dança-acontecimento, pela dança curiosa e insurgente.

 

Fique Atento

Local: Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da UFG, Unidade Santana,

Sexta, dia 4

Oficina + Conversa

Horário: 15h - 17h

Espetáculo + Videodança

Horário: 19h30m

Sinopse: Com concepção e direção artística de Lu Celestino, o espetáculo convida o espectador a mergulhar na feminilidade. A proposta cênica coloca as memórias e os sentidos da identidade feminina para ferver em um grande chá dançante. A coreografia, que tem direção geral de Luciana Ribeiro, levanta questões como o que é ser mulher na sociedade? O que é não ser mulher? Como é tratado o feminino nas duas situações? Criação e Interpretação: Hilton Júnior, Lu Celestino e Roberto Rodrigues.

Classificação etária: 16 anos

Endereço: Praça Brasil Ramos Caiado, nº 35, Centro. Goiás (GO)