SI

Instituições realizam Semana Integrada de Extensão: Educação, Política e Cultura

Por weberson dias. Em 27/11/15 10:26.

Dentro da programação estão espetáculos teatrais, palestra audiovisual, oficina, vídeodança, além de debates sobre a Educação.

O Instituto Federal, a Universidade Estadual e a UFG Regional Goiás realizam entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro uma Semana Integrada de Extensão, com a intenção de dar as boas vindas aos acadêmicos da UFG e promover atividades conjuntas entre as três instituições.

O evento está sob a orientação e organização da Comissão de Mobilização Docente da UFG, Coordenação de Extensão e Cultura da UFG, Gerência de Extensão e Pesquisa do IFG e Coordenação de Extensão da UEG, bem como conta com o apoio do “Movimento Estudantil” da UFG.

Programação

A programação inicia nesta segunda, dia 30, com a peça teatral “O Período Militar no Brasil (1964-1985)”, interpretada pelos alunos do IFG de Uruaçu, sob a direção de João Henrique Cardoso e Juscelino Martins. A apresentação acontece às 19h. Em seguida, às 20h30, uma mesa redonda faz um balanço das greves de 2015 nas Instituições Federais de Ensino de Goiás e traça perspectivas do movimento para o próximo período. A mesa será composta pelos debatedores Ana Dirino (Discente da UFG), André Vinicius Martinez (Docente do IFG), Luís Augusto Vieira (Docente da UFG) e Euzamar Ribeiro (TAE do IFG). A programação do dia acontece no Auditório da UEG, campus Cora Coralina.

No dia 2 de dezembro, no auditório da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da UFG (Colégio Santana), acontece a segunda intervenção social. Na oportunidade, uma mesa redonda discute o tema “Dívida Pública, Organizações Sociais e Militarização nas Escolas”, a partir das 19h. Participam do debate Antônio Gonçalves (Docente da rede municipal de educação de Goiânia e coordenador geral Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia, Simsed), Euzébio Carvalho (Docente da UEG) e Rafael Moreira (Docente do IFG).

Dando continuidade à programação da Semana, no dia 4 de dezembro, a Cidade de Goiás recebe uma oficina e uma palestra audiovisual, no período da tarde, a partir das 14he à noite, a partir das 19h, será apresentado o espetáculo "Chá do Fígado, Baço e Memória" e vídeodança. As performances serão realizadas pelo Grupo de Dança ¿por quá?. O evento artístico será apresentado na quadra da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da UFG (Colégio Santana).

Professor

De acordo com o coordenador de Extensão e Cultura da UFG Regional Goiás, professor Gustavo Henrique Petean, os acadêmicos que participarem de todas as atividades da programação terão certificado de 20h.

Mediador das duas mesas-redondas da programação e membro da comissão organizadora, o professor Luís Augusto Vieira, acredita que com os eventos a universidade cumpre o seu papel de levar o conhecimento para além do espaço de sala de aula. “Vamos oportunizar à comunidade acadêmica e em geral debater sobre o que significou o evento político mais importante que acometeu as instituições federais de ensino no último período, qual seja, a greve que paralisou tais instituições, além de possibilitar a reflexão acerca do endividamento público brasileiro e o real significado das Organizações Sociais e Militarização dos colégios goianos. Tudo isso eivado de boas doses de arte e cultura, algo necessário à ampliação do conhecimento acerca da sociedade e de si mesmo”, explicou Vieira.

Fonte: ASCOM/ Regional Goiás