filha 1

Com apoio da UFG, Recital homenageia Dona Fifia

Por weberson dias. Em 27/11/15 14:35. Atualizada em 27/11/15 16:54.

O evento, realizado também com o apoio da UFG, acontece, excepcionalmente, na Catedral de Santana.

A série Recitais Vilaboenses realiza nesta sexta-feira, dia 27, uma homenagem à pianista e regente Maria Lucy Veiga Jardim Teixeira, mais conhecida como "Dona Fifia". A quinta edição do espetáculo será às 20 horas, excepcionalmente, na Catedral de Santana, com entrada franca. A atração da noite é o Coro de Câmara da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG).

Fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a Emac, UFG, o evento é realizado toda última sexta-feira do mês e sempre homenageia alguma personalidade. A proposta é aproveitar a transferência temporária do piano para o palácio, promovendo noites inesquecíveis na antiga capital do Estado. O local de origem do instrumento é o Teatro São Joaquim, que está fechado até o ano que vem para restauração.

Nesta quinta edição, a regência será de Angelo Dias. O recital traz obras de compositores renomados, como os alemães Hans Lei Hassler e J. S. Bach. Também conta com canções nacionais, como Carolina, de Chico Buarque. Cantigas de Minha Infância está no repertório e terá arranjo da homenageada da noite, Maria Lucy Veiga Teixeira.

Homenageada

Maria Lucy Veiga Jardim Teixeira – Dona Fifia
Foto: Mônica Salvador

Nascida na cidade de Goiás, em 26 de maio de 1926, a musicista Maria Lucy Veiga Teixeira é uma das pioneiras no ensino de música em Goiás. Pianista e professora de canto coral, figura ímpar que descobriu e incentivou várias gerações de cantores no Estado. Ela cursou Canto Orfeônico no Rio de Janeiro sob orientação de Villa-Lobos e Piano com João Baptista Julião, em São Paulo.

À frente dos coros do Conservatório Goiano de Música (1956-60), da Escola Técnica Federal (1955-76) e, de 1960 a 1983, do Coral da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Lucy estabeleceu um padrão de excelência e disciplina para gerações de regentes e cantores. Foi uma das fundadoras do Conservatório Goiano de Música, que deu origem à Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

(Texto com algumas adaptações em relação ao original)

Fonte: www.goiasagora.go.gov.br/recitais-vilaboenses-homenageiam-regente-e-pianista-dona-fifia/#sthash.VG6axsXr.dpuf