semcampo

UFG participa do 5º Seminário das Licenciaturas em Educação do Campo

Por weberson dias. Em 30/11/15 09:41. Atualizada em 30/11/15 12:01.

Da Regional Goiás seguem 5 professores, 4 alunos e um técnico administrativo para discutir as Políticas Públicas voltadas para a população rural.

Na primeira quinzena de dezembro, quatro estudantes, cinco professores e um técnico administrativo do curso de Educação do Campo (LEdoC), da UFG Regional Goias seguem para Laranjeiras do Sul (PR) para participar do 5º Seminário das Licenciaturas em Educação do Campo. O evento ocorrerá entre os dias 8 e 11 de dezembro, na Universidade Federal da Fronteira Sul, uma universidade instalada em território fruto da luta pela terra e pela Reforma Agrária: o Assentamento 8 de Junho.

Os representantes do LEdoC da UFG Regional Goiás irão se juntar aos outros educadores, educandos, representantes e integrantes dos movimentos sociais, técnicos em assuntos educacionais, sindicatos dos trabalhadores rurais, bem como outras instituições que acompanham e fazem a luta pela educação do campo, com o objetivo de discutir assuntos como as Políticas Públicas para o campo, o papel da educação do campo no contexto histórico da luta de classes no campo brasileiro, a política educacional brasileira e a especificidade da educação do campo, diretrizes e princípios político-pedagógicos da educação do campo e a matriz formativa do LEdoC, escola e formação dos camponeses, alternância, áreas de conhecimento e o princípio pedagógico da auto-organização dos educandos.

O evento terá o caráter de estudo, mobilização, articulação e luta política pela educação do campo, visando seu fortalecimento. “As atividades realizadas nesse Seminário propiciaram a integração entre os acadêmicos, professores dos cursos de Educação do Campo e os movimentos sociais que lutam Por uma Educação do Campo. Será um espaço de debates, troca de experiências e aprendizagem. Por isso, será uma experiência enriquecedora para os representantes da UFG”, destacou a professora Alessandra de Castro, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da UFG Regional Goiás.

Realizado anualmente, o evento envolve todas as instituições de ensino superior que ofertam a Licenciatura em Educação do Campo, e, é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC/SECADI), que também custeia as despesas do grupo da Cidade de Goiás até a cidade paranaense.

Fonte: ASCOM/ Regional Goiás