capacitacao

Regional Goiás abre oficialmente CapacitaSuas

Por weberson dias. Em 02/12/15 09:55. Atualizada em 02/12/15 12:01.

A primeira turma iniciou as aulas no dia 30 de novembro e finaliza nesta sexta, dia 4.

Na noite desta terça-feira, dia 1o de dezembro, a UFG Regional Goiás realizou a abertura oficial da primeira turma do curso do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social, o CapacitaSUAS, no auditório da Faculdade de Educação, em Goiânia. A aula inaugural, contou com a palestra de abertura do professor Paulo de Martino Jannuzzi, secretário de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a presença do vice-reitor da UFG, Manoel Rodrigues Chaves, e a secretária Cidadã do Governo de Goiás, Lêda Borges.

De acordo com o coordenador do projeto,professor Renato de Paula, da Regional Goiás, a licitação para contratação das salas de aula estão em estágio de conclusão. “Já no primeiro semestre de 2016, os profissionais da assistência de todos os 246 municípios de Goiás participarão do CapacitaSuas”, garantiu Renato de Paula.

A principal finalidade da capacitação é formar agentes públicos para implementação das ações do SUAS e do Programa Brasil Sem Miséria. “Inúmeras adversidades e desafios estão sendo vencidos para instalação do CapacitaSuas no Estado de Goiás. Não temos poupado esforços para vencê-las”,assegurou o professor Renato de Paula, informando que as aulas da primeira turma iniciaram no final de novembro e seguem até sexta, dia 4.

 

CapacitaSuas

O curso, coordenado pela UFG regional Goiás, vai qualificar 1.980 gestores, trabalhadores e conselheiros da rede de assistência que atuam, por exemplo, nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos municípios goianos.

A equipe de coordenação do projeto pela UFG conta com três bolsistas, dois pesquisadores e professores da Universidade Federal de Goiás dos Cursos de Administraçao e de Serviço Social. Os cursos serão desenvolvidos de novembro a junho de 2016 e tem como meta qualificar profissionais do SUAS para melhorar a oferta de serviços e benefícios socioassistenciais.

 

Cronograma

A primeira etapa do CapacitaSUAS é dividida em três módulos: Introdução ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS e à implementação de Ações do PBSM; Atualização em gestão financeira e orçamentária do SUAS; e, atualização em indicadores para diagnóstico e acompanhamento do SUAS e do Brasil sem Miséria.

Fonte: ASCOM / Regional Goiás