interUFG

Reitoria se reúne com organizadores do Inter UFG

Por weberson dias. Em 30/05/16 18:00.

 

Gestores da Universidade solicitaram esclarecimentos aos coordenadores do evento sobre "regulamento" veiculado nas redes sociais

 

Texto: Denise Ribeiro

Fotos: Kharen Stecca

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral,  e membros da equipe de gestores da instituição reuniram-se na manhã desta sexta-feira (27) com coordenadores do Inter UFG, evento organizado por estudantes da instituição, que foram ouvidos sobre a publicação do "Regulamento Inter UFG 2016", de caráter discriminatório de gênero, racista e preconceituoso, amplamente divulgado nas redes sociais. 

Apesar de afirmarem desconhecer a autoria da publicação, os estudantes foram comunicados que o evento em suas próximas edições, caso aconteça, não  mais poderá ter o nome da UFG vinculado ao mesmo e que será aberto processo de sindicância para apuração dos fatos e  a adoção de sanções disciplinares, caso alunos da UFG estejam envolvidos na elaboração e veiculação deste "regulamento".

Para Orlando Amaral, é lamentável que nome da UFG esteja vinculado indevidamente a um evento que não é organizado pela instituição e que não acontece em suas dependências. Segundo o reitor, a UFG procura incentivar a prática esportiva e a realização de atividades culturais pelos membros da comunidade universitária, por entender que elas têm um papel importante na formação do estudante e do cidadão. No entanto, a universidade repudia o fato de que eventos como o Inter UFG, que contam com a participação de estudantes da instituição, possam ser utilizados para explicitação de posturas preconceituosas, racistas, transfóbicas e ofensivas, sobretudo às mulheres.  

Além disto, o reitor informou que a partir de denúncias recebidas pela Ouvidoria até o momento, e pelas centenas de mensagens postadas nas redes sociais, será autuado ainda nesta sexta-feira um processo de sindicância, com a constituição de uma comissão para apurar os fatos. Se configurada a participação de estudantes da UFG na criação e veiculação do "regulamento", os mesmos poderão receber punições previstas no estatuto da UFG, que vão da advertência verbal ou escrita, suspensão temporária e mesmo, em casos extremos, a exclusão da universidade.  

Denúncias 
Casos de discriminação podem ser denunciados à Ouvidoria da UFG através do e-mail ouvidoria.reitoria@ufg.br ou presencialmente no segundo andar do prédio da Reitoria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3521-1149.

Inter UFG maio 2016_02

Equipe de gestores da UFG ouviram coordenadores do Inter UFG e informaram as medidas adotadas 

Fonte: UFG

Categorias: Noticias