ASSUniv

UFG realiza debate na Regional Goiás

Por weberson dias. Em 03/06/16 09:26.

Comunidade Universitária compartilhou a preocupação com a atual situação política e econômica do país

Texto: Denise Ribeiro e Weberson Dias

Fotos: Weberson Dias

Docentes, técnico-administrativos, terceirizados, estudantes e demais membros da comunidade acadêmica debateram durante a Assembleia da Comunidade Acadêmica na Regional Goiás sobre a atual conjuntura política e quais impactos pode causar na universidade brasileira. O evento ocorreu na noite de quarta-feira (1/6) na quadra de esportes da Unidade Acadêmica Especial de Ciências humanas, no Colégio Santana, e contou com a participação do reitor da UFG, Orlando Amaral.

Um dos objetivos da assembleia, de caráter não deliberativo, foi compartilhar a preocupação da comunidade acadêmica com a atual situação política e econômica do país, bem como com medidas e projetos de leis que podem afetar a todos aqueles diretamente envolvidos com as atividades da Universidade e da Regional. "Queremos e precisamos ouvir as representações de todas as instâncias, falar dos desafios, anseios e preocupações nesse momento", ressaltou a diretora da Regional Goiás, Maria Meire de Carvalho.

"Mesmo com a crise, que não é a primeira e nem será a última, nos consolidamos como uma das maiores e melhores universidade do país", destacou Orlando Amaral. O reitor da UFG lembrou que o Brasil tem hoje universidades públicas em mais de 300 municípios e que isso era impensável há alguns anos.  "Dobramos o número de alunos e garantimos a qualidade do ensino e das pesquisas que fazemos. A UFG não é mais elitista e eminentemente branca. Nossa universidade agora tem outra cara", comemorou.

Orlando Amaral abordou ainda os investimentos realizados na Regional Goiás e se comprometeu a concretizar novos anseios. "Temos honrado nossos compromissos com a Regional Goiás com a construção da nova biblioteca e do restaurante universitário. Concluída as duas obras, estão em nosso planejamento a construção da moradia estudantil e de um novo bloco de salas de aula", assegurou o reitor. Em meio a um cenário político de incertezas, o reitor enfatizou "Meu papel de gestor é lutar para que a universidade continue crescendo e para que tenhamos sempre esse ambiente de debate, pluralidade, tolerância e respeito às divergências", frisou.

Participaram da mesa como expositores além do reitor, a diretora Maria Meire de Carvalho e a professora da Faculdade de Educação da Regional Goiânia, Ângela Mascarenhas. Compuseram a mesa também a representante do Centro Acadêmico Carlos Marighella de Serviço Social, Paula Oliveira; do Centro Acadêmico XI de Maio da Faculdade de Direito (Caxim), Ana Dirino; a professora Fabiana Itaci Araújo, como representante docente e a servidora Kauara Sousa, representando os técnico-administrativos da Regional Goiás da UFG. Ao final, membros da comunidade universitária da Regional Goiás puderam expor suas considerações sobre o tema.

Debate em Goiás
Reitor Orlando do Amaral participa de debate na Regional Goiás

Biblioteca
Em fase de finalização, a Biblioteca Setorial da Regional Goiás terá dois pavimentos para atendimento aos usuários, área administrativa e capacidade total para armazenar até 18,8 mil livros. O prédio possui  1,24 mil metros quadrados de área total construída, sendo 698 metros quadrados para a biblioteca e 542 metros quadrados para o prédio administrativo.

A arquitetura e a fachada possuem elementos característicos locais e de época da cidade, porém, é considerado contemporâneo, obedecendo o conjunto arquitetônico da cidade. Pelo projeto, foram executadas grandes janelas de madeira emolduradas, paredes pintadas de azul, paisagismo e a estrutura do telhado é todo de telha cerâmica tipo colonial. A nova biblioteca está localizada na Avenida Dr. Deusdete Ferreira de Moura, no centro, ao lado da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Biblioteca Goiás
A obra da nova biblioteca da Regional Goiás está em fase de finalização

Fonte: UFG