seso SEM

Regional Goiás da UFG realiza Semana Acadêmica de Serviço Social

Por weberson dias. Em 22/06/16 15:46.

A organização do evento trouxe para a conferência a professora aposentada pela PUC-GO, Walderez Loureiro, precursora do Serviço Social em Goiás.

A conferência de abertura da Semana Acadêmica de Serviço Social da Regional Goiás da UFG aconteceu nesta terça-feira, dia 21, às 19h, no auditório da UAE de Ciências Humanas. Hoje a programação continua às 19h com oficinas temáticas sobre as atribuições do Assistente Social, com os professores do curso. Em seguida, acontece uma oficina cultural de musicalidade e jongo, nas salas de aula da UAE de Ciências Sociais Aplicadas. O evento segue até quinta, dia 23.

Ontem, para abordar o tema “O serviço social no estado de Goiás, os 80 anos da profissão no Brasil e as contribuições do MESS”, foram convidados como expositores o professor Renato de Paula, a professora aposentada pela PUC-GO, Walderez Loureiro e a estudante de Serviço Social da UFG Paula Oliveira. O professor Alison Cleiton e a estudante do curso Mariana Silva foram os mediadores da conferência.

Durante sua fala, a professora aposentada Walderez Loureiro relembrou os desafios postos à profissão de desafios desde a década de 30 no Brasil e criticou o golpe de estado posicionando-se a favor das lutas da categoria. “Vivemos numa sociedade de classes e os desafios fazem parte da dinâmica maior dessas sociedades. Temos que ter clareza para entender e criar estratégias para lidar com este momento, e uma das coisas que mais desafia os assistentes sociais, seja homem ou mulher, h e m, é estar profundamente capacitado para lidar com as contradições que fazem parte do cotidiano, da vida profissional, das relações institucionais e societárias”, observou a professora, uma das precursoras do Serviço Social em Goiás que doou recentemente 200 livros de sua biblioteca particular ao curso de Serviço Social da Regional Goiás da UFG.

Evolução

O professor Renato de Paula entende que a profissão tem evoluído bastante nos últimos anos, em especial em Goiás, destacando que o Serviço Social da Regional Goiás é o primeiro curso de criado em uma universidade pública do Estado. “Esse curso da UFG representa o marco significativo no atendimento às demandas sociais por mais profissionais, bem como por uma antiga reivindicação da categoria. E comemorar 80 anos tendo esse marco como referência é muito importante”, afirmou.

Segundo a estudante do 5o período do curso na UFG, Viviane Martins, debater a área em uma Semana como esta é uma forma de desfazer o conservadorismo que gera o Serviço Social. “Além de evitar que nós, profissionais em formação, cometamos os mesmos erros de 80 anos atrás e contribuamos para sermos referência mundial.

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás