Welson

Tese de professor da Regional Goiás é reconhecida a melhor da UFSCar

Por weberson dias. Em 02/08/16 09:58.

A tese de Doutorado do professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LedoC), Welson Santos, foi reconhecida pelo Programa de Pós graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), como a melhor e a mais expressiva produção desenvolvida no programa em 2015. Anualmente, 42 teses são defendidas no PPGE.

“Adolescência Heteronormativa Masculina: Entre a Construção 'Obrigatória' e a Desconstrução Necessária" é o título da tese, apresentada em maio de 2015. A tese já foi publicada pela Editora Intermeios, em janeiro de 2016, em conjunto com uma coletânea coordenada pela Profa. Margareth Rago, doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Penso que quando nos lançamos na busca por desenvolver um trabalho acadêmico, a luta é por edificar algo com o qual nos orgulhemos e comigo não foi diferente. A temática é uma paixão que já fazem décadas de envolvimento, mas daí virar um trabalho acadêmico reconhecido é outra história.

Segundo o professor, o orientador foi fundamental nesta conquista. “Quando meu orientador, Dr. Nilson Fernandes Dinis, me direcionou ele afirmou: 'será um trabalho de significado mundial devido a busca por respostas da própria Organização Mundial da Saúde'. Quando o defendi em maio de 2015, os membros da banca foram unânimes em afirmar que o trabalho antes de qualquer outra pretensão era um protesto social e que precisava de ser rapidamente publicado, tanto que quem o indicou para compor a coletânea da Dra. Margath Rago foi o Prof. Dr. Cleudemar Alves Fernandes da UFU”, afirmou ele.

E não faltam motivos para comemorar. “Sinto-me, passado os meses, orgulhoso, surpreso e ao mesmo tempo ciente de que o caminho para se fazer um trabalho acadêmico sério, antes de mais nada, é preciso de paixão. Creio que profissionalismo também, mas há de se ter envolvimento de alma com um projeto. Diferente disso só faremos mais um trabalho acadêmico para a prateleira da biblioteca na universidade que nos forma”, finalizou.

Perfil

O professor Welson Santos é graduado em Ciências Exatas e Naturais, mestre, doutor e pós-doutor em Educação. Além de professor do LedoC é também pesquisador do Laboratório de estudos Discursivos Foucaultianos da Universidade Federal de Uberlândia e estudante pesquisador-diversidade em educação da Universidade Federal de São Carlos.

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás