gsex

G-SEX realiza aula pública sobre Gênero e Raça na Regional Goiás

Por weberson dias. Em 08/08/16 10:44.

O evento acontece nesta terça-feira, dia 9, na UAE de Ciências Humanas (Colégio Santana), a partir das 19h, e traz como palestrante central a professora Janira Sodré Miranda.

 

Nesta terça-feira, dia 9, o Grupo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Cultura Gênero, Direitos e Sexualidade (G-SEX), da Regional Goiás, realiza uma aula pública com a professora Janira Sodré Miranda. A atividade acontece a partir das 19h, na UAE de Ciências Humanas (Colégio Santana). Os participantes da comunidade em geral terão direito a certificado de 4 horas.

Janira Sodré Miranda é presidenta do Conselho de Igualdade Racial do Estado de Goiás, desde 2013; professora da Coordenação de Filosofia e Ciências Humanas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, atuando nas disciplinas de Teoria da História, História da África e Cultura Afro-brasileira e Educação para as Relações Étnicorraciais; membro da Comissão de Políticas de Igualdade Racial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, coordenadora do Núcleo de Estudos Gênero, Raça e Africanidades IFGoiás/Campus Goiânia e do Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Janira é graduada em História (UFRR), especialista em História (PUC-SP) e mestre em Ciências da Religião (UMESP). Foi diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central da PUC-GO, entre 2003 e 2007.

janira

 

Mesa

A mesa será coordenada pelas professoras Silvana Beline e Maria Meire de Carvalho, também coordenadoras do evento. A professora Janira é militante, companheira e pesquisadora com propriedade para falar sobre o assunto. Já que vivemos num momento que não apenas a universidade está discutindo a inclusão de gênero, social e racial, visto que não se trata de uma questão isolada, toda a comunidade precisa se inteirar sobre gênero e raça”, destacou a coordenadora do G-SEX, professora Maria Meire de Carvalho, acrescentando que serão realizadas outras aulas públicas com assuntos atualizados e de difícil aceitação, ainda tabus na sociedade.

 

 

G-SEX

O Grupo G-SEX aborda temáticas relacionadas aos estudos sobre gênero, sexualidade, políticas públicas e efetivação dos direitos humanos, bem como os efeitos produzidos em corpos, a construção dos papéis que definem o mundo social em masculinos e femininos, as sociabilidades, as afetividades, as ordenações sociais, a violência doméstica e familiar, a homofobia, homoafetividade, o aborto e crimes sexuais. As aulas públicas é um eixo do G-SEX, propondo aproximar-se da comunidade acadêmica e comunidade em geral.

 

Fonte: Weberson Dias/ ASCOM da UFG Regional Goiás

Categorias: Noticias